Programação Museu do Café – Mulheres, Museus e Memórias

Atividades estão inseridas na programação da 5ª Primavera dos Museus e incluem atividade educativa, palestra e oficina de fotografia“Mulheres, museus e memórias”. Esse é o tema da 5ª Primavera dos Museus, iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que mobilizará 589 instituições de todo o país entre os dias 19 e 25 de setembro. No Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, a programação traz atividades educativas, palestras e oficina de fotografia.
Todo mundo sabe da importância do café para o progresso do Estado de São Paulo e desenvolvimento econômico do país. Também não é novidade a paixão do brasileiro pelo tradicional cafezinho do dia-adia. No entanto, o que muita gente nem imagina é que toda essa relação do café com o Brasil só foi possível graças a uma mulher. Foi Madame D’Orvilliers, esposa do Governador Geral da Guiana
Francesa, quem presenteou o Sargento-mor Francisco de Melo Palheta, em 1727, com aquelas que seriam as primeiras sementes da planta a chegar ao Brasil.
Entre 20 e 25 de setembro, as visitantes que forem ao Museu do Café poderão ser fotografadas como protagonistas da história da chegada do café no Brasil participando da atividade “Momento de Madame”. No espaço educativo da instituição será disponibilizado figurino e cenário que remetem às paisagens e costumes do século XVIII. Os retratos das diversas Madames D’Orvilliers que passarem
pelo Museu do Café ficarão disponíveis no endereço .
Já no dia 22 de setembro, às 15h, a atividade será a palestra “Santos: o porto, as cidades e as mulheres”, com a Profª. Drª. Maria Izilda Santos de Matos. Durante o encontro, a pesquisadora tratará sobre a importância e a participação das mulheres no porto e na cidade de Santos no final do século XIX e início do XX. As inscrições, com vagas limitadas a 30 participantes, são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (13) 3213-1750.
Encerrando a programação da 5ª Primavera de Museus, o Museu do Café realiza, no dia 24 de setembro, oficina fotográfica e mesa redonda com o tema “Mulheres, o Centro e o Café”. Orientados pelo professor Gino Pasquato, os participantes percorrerão o Centro Histórico de Santos registrando olhares sobre o tema proposto. Em seguida, entre 16h e 18h, será realizada mesa redonda com a
participação de outros fotógrafos da região. Durante o debate, serão selecionadas 10 fotografias – entre aquelas produzidas ao longo a oficina –, que irão compor a mostra “Mulheres, o Centro e o Café”, destaque da programação do Museu do Café em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em março de 2012.
As inscrições para a oficina são gratuitas e limitadas a 20 pessoas. Para participar é preciso ter câmera própria e conhecimentos básicos de fotografia.

Museu do Café

Rua XV de Novembro nº 95,

Centro – CEP: 11.010-151

Santos / SP

Telefone:

+ 13 3213-1750

Fax:
+ 13 3219-5585

Horários:

Terça a Sábado
das 09h às 17h
Domingo
das 10h às 17h

Ingressos:

Inteira: R$ 5,00
Meia: R$ 2,50

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s