Símbolo do Centro Histórico de Santos, Cafeteria do Museu completa 10 anos

Comemoração será no dia 21 de setembro, a partir das 10h. Programação inclui exposição de imagens sobre os 10 anos da Cafeteria, música ao vivo, apresentação de latte art e a oportunidade de tirar seu próprio café na máquina de expresso.

Uma das cafeterias mais tradicionais da cidade de Santos completa uma década no dia 21 de setembro. Instalada no piso térreo do edifício da Bolsa Oficial de Café, a Cafeteria do Museu surgiu com a proposta de ser um estabelecimento modelo, exemplo de qualidade e variedade, e também de caráter didático, apresentando ao público diferentes regiões produtoras e etapas do mercado de café.

Dez anos depois, já se consolidou como referência e parada obrigatória para turistas e freqüentadores do Centro Histórico de Santos, recebendo, em média, 500 pessoas por dia. Para celebrar a data, o Museu do Café preparou a mostra “Uma história de sabores, aromas e prazer os 10 anos da Cafeteira do Museu”, com imagens e reproduções de documentos que lembram a primeira década do estabelecimento, além de programação especial gratuita durante todo o dia 21 de setembro.

Amostra “Uma história de sabores, aromas e prazer os 10 anos da Cafeteria do Museu” traz imagens da montagem do espaço da Cafeteria, fotos do dia da inauguração, reproduções de jornais da época, opiniões dos primeiros visitantes, plantas e outros documentos relacionados ao projeto do estabelecimento que se tornaria referência do Centro Histórico de Santos.

Amostra fica em cartaz até o dia 15 de outubro, no espaço da Cafeteria do Museu, com visitação gratuita.Já no dia 21 de setembro, a partir do meio dia, o músico Celso Lago recebe os visitantes do Museu do Café interpretando clássicos da MPB e do jazz. No mesmo horário, baristas da cafeteria realizam exibição de latte art, que consiste na técnica de decorar cafés e capuccinos com desenhos feitos com leite.

Complementando as atividades, entre 15h e 17h, quem for à Cafeteria poderá tirar seu próprio café na máquina de expresso. Um barista estará à disposição dos visitantes, orientando no manuseio do equipamento e dando dicas importantes para obtenção de um ótimo café.

Cafeteria do Museu em números


A Cafeteria do Museu recebe diariamente cerca de 500 visitantes que consomem, em média, 300 xícaras de café. Cada unidade servida traz 50 ml da bebida, sendo assim é possível estimar um consumo total da ordem de cinco mil litros de café anualmente. De acordo com as projeções do Museu do Café, o ano de 2010 deve registrar um total de mais de 100 mil xícaras de café vendidas. A venda do produto em grão ou moído também registra números significativos. Em 2009, a Cafeteria do Museu comercializou aproximadamente 5,5 toneladas de café. Com o aumento no consumo, registrado em levantamento parcial de 2010, a expectativa é que a venda deste ano supere sete toneladas.

Variedade e qualidade

Atualmente a Cafeteria do Museu disponibiliza aos clientes, para apreciar na hora ou levar para casa, os cafés Cerrado de Minas, Sul de Minas, Chapadão do Ferro, Blend da Cafeteria, Orgânico, Bourbon Amarelo Premium e Jacú Bird Coffee. Este último é o café mais caro e raro do Brasil, obtido com os grãos expelidos pelo pássaro Jacú, que se alimenta dos frutos do café. Os interessados também podem receber o café moído de sua preferência em casa, entrando em contato pelo e-mail: cafeteria@museudocafe.com.br.

Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico – Santos/SP – CEP: 11010-151
tel.: (13) 3213-1750 – museudocafe@museudocafe.com.br

A Cafeteria do Museu é premiada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) com o status Premium dentro de seu programa de abrangência nacional Círculo do Café de Qualidade, e foi eleita pela revista Veja, por três anos consecutivos (2007, 2008 e 2009), como a melhor cafeteria da Baixada Santista.
O Museu do Café é uma Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h, sempre com fechamento da bilheteria às 16h15. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 8h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.

10 anos Cafeteria do Museu

Mostra “Uma história de sabores, aromas e prazer os 10 anos da Cafeteira do Museu”

Data: Até 15 de outubro de 2010

Horário: Segunda a sábado das 8h às 18h, domingo das 10h às 18h

Preço: Grátis

Local: Espaço Cafeteria do Museu

Endereço: Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico, Santos/SP

Música ao vivo e apresentação de latte art

Horário: 12h às 14h

Enhanced by Zemanta
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s