Exposição Bressonianas

Henri Cartier-Bresson (22 de agosto de1908, Chanteloup-en-Brie, França — 2 de agosto de 2004, Cereste, França) foi um dos mais importantes fotógrafos do século XX, considerado por muitos como o pai do fotojornalismo. Primeira mostra da série de fotografias Bressonianas como parte do Acervo SESC de Arte Brasileira. Formada por 42 imagens de sete fotógrafos brasileiros, a exposição tem o intuito de mostrar como a estética e o conceito do Instante Decisivo, do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson, influenciou a fotografia brasileira tanto no fotojornalismo quanto no fotodocumentário praticado a partir dos anos 50. Fotógrafos: Cristiano Mascaro (SP), Flávio Damm (RJ), Carlos Moreira (SP), Orlando Azevedo (Curitiba), Juan Esteves (SP), Marcelo Buainain (Natal – RN) e Tuca Vieira (SP). Curadoria: Eder Chiodetto. Cerimônia de abertura: 22/9, às 20h. Mezanino.

Os Expositores

 
 Cristiano Mascaro (Catanduva, São Paulo, 1944) é um fotógrafo, arquiteto e professor. Formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua arquitetura. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Só iniciou a sua carreira fotográfica em 1968, quando foi convidado para participar da primeira equipe da revista Veja, na qual permaneceu por quatro anos. Cristiano Mascaro já foi professor de fotojornalismo da Enfoco Escola de Fotografia e de comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos. Mascaro fez mestrado e doutorado unindo fotografia e arquitetura.

Flavio Damm nasceu em 1928, em Porto Alegre. Conseguiu seu primeiro emprego na imprensa na Revista do Globo, na capital gaúcha, através do também fotógrafo Ed Keffel . Flavio Damm fez as primeiras fotos de Getúlio Vargas em sua fazenda após o fim do Estado Novo. No Rio de Janeiro, trabalhou para O Cruzeiro, onde se tornou um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros, tendo contribuído para a fase áurea da revista. É fundador da agência Image e autor de vários livros de fotografia.

Carlos Moreira graduou−se em economia pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado em 1964, ano em que optou pela fotografia como profissão. Ingressou na Escola de Artes e Comunicações da Universidade de São Paulo como técnico de laboratório e passou a exercer o cargo de professor de fotografia (1972−1990). Fundou com Regina Martins a M2 Studio, laboratório e escola de fotografia, em 1990. Desenvolveu cursos livres de linguagem fotográfica para alunos e professores de fotografia do Senac (1994−1996) e foi professor na Universidade Mackenzie (1995−1996). Desenvolveu trabalhos de expressão pessoal em fotografia e realizou ensaios sobre temas urbanos, naturezas−mortas e cenas de interior

Orlando Azevedo mudou-se para o Brasil em 1963. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1980, iniciou a carreira profissional de fotógrafo no mesmo ano, atuando em publicidade e fotojornalismo. Colaborou com as principais revistas e jornais do País. Entre 1993 e 1996 dirigiu o departamento de Artes Visuais da Fundação Cultural de Curitiba, onde foi o responsável pela criação e coordenação da 1ª Bienal Internacional de Fotografia Cidade de Curitiba (1996). Idealizou e implantou o Museu de Fotografia Cidade de Curitiba (1998). Foi premiado na 2ª Bienal Internacional de Fotografia Ecológica, Porto Alegre (1981) e recebeu o prêmio Fotógrafo do Ano, Jornal Diário Popular, Curitiba (1988). Dedica-se a projetos de expressão pessoal e realizou a Expedição Coração do Brasil de 1999 a 2002, período em que percorreu o território nacional fotografando e documentando o patrimônio natural e humano brasileiro.
Entre outros..

Serviço Sesc Santos:

22/09 a 18/12.
Terças às sextas, das 10h às 21h30; Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Rua Conselheiro Ribas, 136  Bairro Aparecida  Santos – SP

Telefone: 13 3278 9800


Enhanced by Zemanta

2 pensamentos sobre “Exposição Bressonianas

  1. Informação incompleta. Faltam 2 fotógrafos, um deles inclusive santista!
    Isso é que é turismo em Santos!

    • Olá Juan. Se você leu o artigo inteiro viu que além dos artistas citados há a frase “Entre outros” pois são vários fotógrafos e só tivemos acesso a essas informações.
      Obrigado pelo seu comentário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s