Cultura é outra praia para moradores e turistas

Por Alessandro Rodrigues Pinto

Da redação do site do MTur na Copa

Teatros, bibliotecas e museus são espaços voltados para a liberdade de expressão em Santos

Outra grata surpresa revelada pela cidade de Santos é uma intensa programação cultural, aproveitada pela população e pelos turistas, inclusive os provenientes de navios de cruzeiro, estimados em mais de 800 mil na alta temporada.

Música, dança, teatro e até cinema em plena praia, como no caso do Cine Arte do Posto 4, são garantia de boa diversão a todos os gostos. “Às vezes, recebemos, aqui, atrações internacionais que nem chegam a se apresentar em São Paulo, como algumas companhias russas de balé”, diz o secretário municipal de Cultura, Carlos Pinto.

Quando o assunto é teatro, há dois destaques que merecem visita, independentemente da programação: os teatros Coliseu e Guarany.

O Coliseu, de 1909, tem capacidade atual para 1 mil espectadores. A plateia, em forma de ferradura, permite a observação de todos os detalhes das cenas, e o fosso da orquestra comporta 100 profissionais.

Já o Guarany, primeiro teatro da cidade, foi inaugurado em 1882 e destruído por um incêndio em 1981, que poupou apenas as paredes externas. Além da beleza da construção, destacam-se duas pinturas de Paulo Von Poser – a do teto retrata cena do romance O Guarany, de José de Alencar, e a do foyer do segundo piso, uma releitura do quadro de Benedicto Calixto, mostra Santos vista do alto do Monte Serrat.

Ambos foram objetos recentes de restauro: o Coliseu foi devolvido à população em 2006, o Guarany, em 2008.

O edifício da antiga Associação Predial de Santos abriga duas bibliotecas. Estes espaços também recebem exposições e palestras durante o ano todo. A primeira, Alberto Sousa, dispõe de raridades entre seus 27 mil títulos, como ‘As Primaveras’, de Casimiro de Abreu (1859) e ‘Lusbela’, de Manuel de Macedo (1863). A segunda chama-se Biblioteca de Artes Cândido Portinari e conta com 5.276 títulos sobre teatro, cinema, música, pintura e fotografia.

Para os fãs de história e religiosidade, há também o Museu de Arte Sacra, localizado no prédio do antigo Mosteiro de São Bento. Divide-se em seis espaços temáticos, iniciando com a Sala Principal, que conta com a imagem mais antiga (1540), de Santa Catarina de Alexandria; e as demais: Sala de Arte Popular, Sala dos Bispos, Sala dos Crucifixos, Sala Frei Gaspar e a Biblioteca.

Para guardar as memórias do famoso Porto de Santos, o local também possui um museu que abriga documentos antigos, exibe fotos e cerca de 700 negativos em vidro. Dentre as peça, destacam-se uma serra alemã de 1898, uma lancha adquirida por doação em 1926, e um tetraciclo destinado à fiscalização das obras, durante a construção do porto.

Mensalmente, a Secretaria de Cultura do município prepara uma programação de atividades especial para todas as idades e gostos. Para conferir as atrações do mês de outubro, clique aqui.

Museu do Porto

 

Serviço:
Bibliotecas
Praça José Bonifácio, 59, Centro (prédio da Sociedade Humanitária). Tel.: (13) 3222-2210
Funciona de segunda a sexta, das 8h00 às 19h00; e sábado, das 8h00 às 14h00. Entrada franca.

Museu de Arte Sacra
Rua Santa Joana D’Arc, nº 795. Tel.: (13) 3219-2898. Funciona de terça a domingo, das 14h às 17h30. Ingresso R$ 3,00. Estudantes R$ 1,00. Entrada franca para maiores de 65 anos.

Museu do Porto de Santos
Avenida Rodrigues Alves, s/nº, esquina com a Rua João Alfredo. Tel. (13) 3233-6565. Funciona de segunda a sexta, das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00; e sábado, das 7h00 às 11h00. Entrada franca.

 

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s