Memorial das Conquistas Santos Futebol Clube

Por Alessandro Rodrigues Pinto

Da redação do site do MTur na Copa

 

A cidade que respira futebol orgulha-se de ter sido palco de grandes feitos do Rei Pelé

O menino Lucas, de 6 anos, visita o Memorial das Conquistas pela primeira vez. Encantado com inúmeros troféus e imagens de ídolos do presente e do passado, e com um brilho no olhar exclusivo desta fase da vida, ao avistar o gramado surpreende a equipe desta reportagem com a seguinte pergunta:

– Tio, é aqui que o Pelé joga?

Os prováveis quatro ou cinco segundos de lacuna entre a pergunta e a resposta parecem suficientes para uma eternidade de imagens que vêm à cabeça:

– Sim, é aqui mesmo!

A Vila Belmiro é assim. Tudo, cada detalhe, quer lembrar que ali ocorreram grandes momentos da história do futebol mundial. Parece impossível, mesmo àqueles com menor vínculo afetivo ao futebol e ao clube, dissociar a sensação da ida ao estádio da imagem daquele que é considerado o melhor time do mundo de todos os tempos, o Santos de Pelé.

Foi o sucesso daquela equipe que rendeu ao bairro, residencial, simples e limitado pelos canais 1 e 2 da cidade, o apelido de “a vila mais famosa do mundo”. Ao todo, Santos possui 19 canais, mas os mais conhecidos são os sete que cortam a orla marítima. Assim, os 7 quilômetros de praia não têm separação geográfica, apenas recebem o nome dos bairros por onde passam.

O canal tem início na Praia do José Menino, próxima à divisa com São Vicente. Muito frequentada por surfistas e possui a Plataforma do Emissário Submarino, onde está prevista a construção do Museu Pelé. O número 2 está na Praia do Gonzaga, ponto mais badalado de Santos e muito procurado pelos turistas durante a alta temporada. Os outros cinco canais que formam a orla são as praias do Boqueirão, do Embaré e de Aparecida; a Ponta da Praia e o Canal 7.

O Estádio da Vila Belmiro foi inaugurado em 1916 e recebeu o nome de Urbano Caldeira em 1933. Pode parecer exagero, mas há, na história do clube, uma peculiaridade que justifica o apelido: a esmagadora maioria, para não dizer a totalidade dos times que alcançaram a glória internacional, vem de grandes cidades, normalmente capitais. Santos, no que diz respeito à importância histórica e econômica da cidade, tem aproximadamente 400 mil habitantes.

Aos turistas que desejam aprender um pouco mais sobre a história do time a dica é fazer uma visita ao Memorial das Conquistas, inaugurado em 2003 em comemoração aos 40 anos da conquista do bicampeonato mundial. A visita monitorada leva ao gramado, ao vestiário da equipe profissional, às arquibancadas e à sala de imprensa. No roteiro, é possível conhecer objetos que fizeram parte da história dos principais títulos, o acervo pessoal de Pelé e, ainda, uma área multimídia.

Uma caminhada pelo entorno do estádio, com suas ruas estreitas, revela uma interessante paisagem composta por casas antigas, fachadas coloridas – em muitos casos, bem conservadas. “O Santos e a Vila são os grandes orgulhos do município. É uma pena que as decisões de títulos são sempre em outras cidades”, diz Claudinei de Oliveira, 56, morador do bairro há 40 anos.

Hoje, a Vila está em festa, como canta uma das torcidas organizadas do Santos, e o título inédito do Copa do Brasil deste ano parece ser apenas o primeiro de uma série, dado o encantamento da torcida por jogadores como Neymar e Paulo Henrique Ganso, além do já “veterano”, aos 26 anos, Robinho. Nesta competição, o time realizou 11 partidas, com sete vitórias e quatro derrotas. Marcou 39 gols e sofreu 15, tendo um saldo de 14. O artilheiro do time e da competição foi Neymar, com 11 gols.

“Esse time é muito bom e lembra, em alguns momentos, o Santos de Pelé”, destaca Claudinei, que completa: “Para quem viu, não tem jeito, o Pelé vai jogar aqui pra sempre”.

A julgar pela pergunta do pequeno Lucas, para quem não viu, também.

Clique aqui para assistir ao vídeo com entrevista de Zito e Clodoaldo, dois dos maiores volantes da história do Santos e da Seleção Brasileira, ao site do MTur na Copa.

Serviço:

Santos Futebol Clube – Estádio
Rua Princesa Isabel, 77, Vila Belmiro
(13) 3257-4000

Memorial das Conquistas
De terça a domingo das 9h às 19h
Ingresso: R$ 4,00
A visita guiada, com acesso ao vestiário, ao gramado e à sala de imprensa, custa
R$ 7,00 (saída a cada hora, das 10h às 17h)
(13) 3257-4099

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s