Outeiro de Santa Catarina terá obras de acessibilidade


Importante marco da história de Santos, o Outeiro de Santa Catarina se tornará acessível a todos os visitantes. Até o final deste ano, serão iniciadas as obras de acessibilidade no ponto turístico, com instalação de elevador, plataforma elevatória, rampas de acesso e adaptações em sanitários.

O projeto é da Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos) com verba de R$ 250 mil proveniente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista). A obra deve durar seis meses.

A casa de dois pavimentos ocupada também pela Fams foi construída sobre um bloco de rocha. Hoje, o acesso ao andar superior é feito por escadas. “Com as obras, o número de visitas, que já está crescendo, tende a aumentar”, diz o diretor-presidente da Fams, José Manuel Costa Alves. No mês passado, o local recebeu 1.200 estudantes da região e da capital, além dos visitantes diários.

Aprovada pelo Condepasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), a reforma não vai alterar o visual externo da construção.

O Outeiro de Santa Catarina é o marco da fundação da Vila de Santos. No século 16, Luis Góis e sua mulher ergueram no local a Capela de Santa Catarina de Alexandria, junto à qual foi construída, em 1543, a primeira Santa Casa do país.

O endereço é Rua Visconde do Rio Branco 48, Centro Histórico. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h. Entrada gratuita.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s