Os fãs do desenho Peixonauta podem conferir de perto, ao vivo e em cores, as aventuras do peixe detetive e seus amigos, no Teatro Coliseu. Lá, os personagens Marina, Zico, Juca, Pedro e Agente Rosa ganham vida através da manipulação de bonecos para animar os pequenos.
A animação Peixonauta ganhou os palcos depois que o casal de apresentadores Angélica e Luciano Huck se impressionou com o sucesso da série entre as crianças, conta a diretora Marília Toledo. “Eles compraram os direitos autorais do desenho para fazer essa tradução da televisão para os palcos e me chamaram para dirigir, conceber essa adaptação”.
Apesar do reconhecimento internacional, Peixonauta é a primeira série de animação 100% brasileira. Exibida em 62 países como Argentina, Emirados Árabes e Marrocos, a série acaba de ser vendida também para o Canadá e EUA. Traduzido em idiomas como espanhol, inglês, árabe e turco, Peixonauta foi o programa mais visto do Discovery Kids da América Latina em 2009 e primeiro lugar na audiência da TV paga brasileira. A diretora revela os desafios de transpor a série para o teatro.
“Oito atores se revezam na manipulação dos bonecos confeccionados em espuma e tecido. São várias técnicas, como a manipulação direta, manipulação com varetas e a técnica japonesa unraku, onde três manipuladores fazem o movimento de um mesmo boneco, dando ao personagem um movimento mais próximo do humano”, explica Marília. Outro grande mérito da peça é a bela trilha sonora, assinada pelo músico Paulo Tatit, da Palavra Cantada, que trabalha elementos e instrumentos tipicamente brasileiros, trazendo ritmos como o samba, baião e forró.
O Caso da Grande Chuva conta as incríveis aventuras do Peixonauta, o peixe agente secreto e seus melhores amigos, Marina e Zico. Após uma grande tempestade, Peixonauta deixa seu mundo molhado para procurar seus amigos na floresta, onde revela mistérios e soluciona problemas ligados ao meio ambiente.
Peixonauta
Dias 12, às 16h e 18h, e 13 de novembro, às 15h e 17h
Local: Teatro Coliseu
Endereço: Rua Amador Bueno, 237, Centro
Telefone: (13) 4062.0016
Indicado para faixa etária de 2 a 7 anos
Duração: 1 hora