Começou a Temporada de Cruzeiros.

A temporada oficial de Cruzeiros Marítimos 2011/2012 em Santos começou oficialmente no sábado (29), com a chegada do navio Grand Mistral. Procedente da Espanha, após 16 dias de navegação, a embarcação fez escalas em Salvador, Rio de Janeiro e Búzios, atracando em Santos, no cais do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini – Concais, por volta das 9h.

Desembarcaram 450 passageiros, a maioria brasileiros e espanhóis. Já no final da tarde, o transatlântico, que pertence a operadora espanhola Ibero, recebeu 1208 passageiros e fez sua estréia zarpando para um roteiro de 7 dias que passará por Ilha Bela, Rio de Janeiro, Búzios navegando depois para Porto Belo (SC). O retorno a Santos está previsto para 5 de novembro.

O Grande Mistral é o primeiro de um total de 25 transatlânticos que vão atracar em Santos durante a temporada que irá até 18 de maio do ano que vem. O próximo navio a aportar em Santos será o Aida Cara, no dia 11 de novembro. Desse total, pelo menos 17 navios farão escalas regulares.

Além desses, outros oito navios estarão em trânsito. A previsão é de que cerca de 1 milhão 150 mil pessoas movimente o terminal marítimo ocasionando um volume de passageiros superior ao do ano passado. No total serão os navios de cruzeiro farão 283 escalas.

Outros transatlânticos que farão escalas em Santos são: Armonia, Grand Holiday, Vision, Zenith, Imperatriz, Orchestra, Fortuna, Magica, Splendour, Soberano, Victoria, Insignia, Pacifica, e Deutschland.

Bom movimento
Na manhã de sábado, enquanto alguns passageiros faziam o checkin no balcão da operadora, para embarcar, outros aguardavam na sala de espera do terminal que apresentava um bom movimento. A família do advogado Marcelo de Fonseca Lima (mulher e filhos) e um grupo de amigos estavam bastante entusiasmados.

“Adoramos viajar de navio. Desde 2004 que participamos de vários cruzeiros. É divertido, você conhece lugares diferentes e faz muitas amizades”, destacou Marcelo, completando que além da viagem no Grand Mistral o grupo já estava também com passagens marcadas para outros cruzeiros nos navios Vision, Orchestra e Fortuna. “Nós nem nos preocupamos com o roteiro. O importante e entrar no navio, curtir a viagem e relaxar”, reforçou o comerciante João Martins, que faz parte do grupo.

Melhorias
A chegada do Grand Mistral mobilizou equipes dos mais diversos setores do terminal que recebeu melhorias para aperfeiçoar o atendimento. Tanto que para agilizar o embarque e desembarque foram criadas novas regras para os veículos que transportam passageiros. “Investimos mais de 6 milhões para a temporada permitindo que o Concais tenha capacidade de receber 42 mil passageiros/dia, além de equipamentos e melhorias logísticas”, destacou Flavio Brancato, diretor do terminal.

No PIT (Posto de Informação Turísticas), as recepcionistas distribuíam folhetos e atendiam visitantes. Ao lado, a Central de Fretes, que utiliza vans para o Turismo Receptivo, já havia fechado pacotes para os próximos cruzeiros. “Hoje ainda é o 1º dia. Mas para os próximos, nos desembarques, já fechamos pacotes para os city-tours junto aos passageiros de alguns navios. Eles poderão conhecer a orla, o Aquário, a Bolsa de Café e o Memorial do Santos FC, entre outros locais”, ressaltou José Luiz Blanco, responsável pela empresa.

Para o chefe do Departamento de Turismo da Setur, Marco Antonio Francisco, tudo funcionou a contento nesse primeiro dia. “As melhorias implantadas pelo Concais foram importantes. A CET também montou um esquema operacional cadastrando 90 táxis para facilitar o transporte aos visitantes. No terminal, outra boa novidade foi a instalação de um guichê de ônibus com as quatro empresas que fazem a linha regular rodoviária ligando o Jabaquara (Capital) com o Terminal de navios, agilizando a vida dos visitantes”, concluiu.

A partir de dezembro, o cais santista terá escalas mais frequentes de navios de passageiros. Serão 17 embarcações, no total, que passarão várias vezes pela região. A temporada termina em 10 de abril de 2012.

Neste período, haverá também oito navios em trânsito (quando não há embarque ou desembarque de hóspedes).

Juntos, eles vão levar 611 mil pessoas ao cais santista nos 130 dias de operações da temporada.

A maior movimentação está marcada para os dias 23 de dezembro deste ano (dois dias antes do Natal) e 18 de fevereiro de 2012 (sábado de Carnaval), quando o terminal deverá receber 24 mil e 30 mil pessoas, respectivamente.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s