Cemitérios reúnem obras de arte a céu aberto

Apesar do ambiente fúnebre e da ar de tristeza, os cemitérios da cidade reúnem verdadeiras obras de arte a céu aberto. Só no Paquetá, o mais antigo, inaugurado em 30 de novembro de 1854 na Rua Dr. Cóchrane s/nº, há 26 túmulos tombados pelo Condepasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos), muitos com esculturas e confeccionados em materiais nobres, como mármore de Carrara, granito polido, cobre e bronze.

Entre eles, estão os de Benedicto Calixto, Vicente de Carvalho, Martins Fontes e Galeão Carvalhal. São também tombados o Portal Monumental com inscrição em latim, o traçado de circulação interna e a Capela do Santo Cristo, que recebem manutenção permanente da prefeitura.

No túmulo de Galeão Carvalhal, importante figura política da cidade, estão seu busto, dois anjos e uma mulher debruçada. No do poeta Vicente de Carvalho repousa a escultura do livro ‘Poemas e Canções’, além de seu busto.

O pintor Benedito Calixto também tem sua imagem, enquanto vasos de flores enfeitam a sepultura do médico e poeta Martins Fontes.

O cemitério abriga ainda os jazigos do ex-prefeito, Esmeraldo Tarquínio; do ex-presidente do Santos FC, Athié Jorge Cury; do ex-governador Mário Covas; da nadadora Renata Agondi; do apresentador de TV, Edson Cabariti, o ‘Bolinha’, entre outros.

Saboó e Areia Branca – Anjos, mulheres e crianças
Os cemitérios da Filosofia (Praça Rui de Lugo Vina s/nº, Saboó) e da Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº, Chico de Paula) também contam com esculturas, além de túmulos muito visitados.

São os do menino Onofre, da menina Condília Maria e de Dulcinéia, no Areia Branca. Já o mais visitado no Saboó é o de Maria Mercedes Féa, morta em 1924 pelo marido, a quem são atribuídos centenas de milagres.

Expectativa: 30 mil pessoas.
Cemitério da Filosofia
End.: Praça Ruy de Lupo Viana, s/nº, Saboó.
Missa: 8, 10h (dom Jacyr), 12, 14, 16h.

Cemitério do Paquetá
End.: Rua Dr. Cóchrane, s/nº, Paquetá.
Missas: 8h com bispo Dom Jacyr.
10h30: padre Geraldo.
15h: padre José Maria.

Cemitério Areia Branca
End.: Av. Nossa Senhora de Fátima, s/nº.
Missas: palanque com missa campal da paróquia Santa Margarida Maria às 9 e 16h: padre Raimundo.

Memorial Necrópole Ecumênica
End.: Av. Nilo Peçanha, 50, Marapé.
Fiscalização: o Departamento de Fiscalização de Mercados e Comércio Viário intensificará a fiscalização de comerciantes não credenciados nos cemitérios. Quem estiver vendendo mercadorias sem a devida autorização será informado de que não poderá permanecer no local.

Segurança: a Secretaria de Segurança dobrará o efetivo de guardas municipais que atuam nos locais, fará rondas motorizadas e disponibilizará guardiões-cidadãos, além do apoio da Polícia Militar.

Trânsito: a CET acionará, nos dias 1º e 2, um esquema de orientação, interdições, monitoramento e operação de trânsito, e auxiliará a travessia de pedestres no entorno dos cemitérios.

A Av. Bandeirantes, junto à linha férrea, sentido Santos -São Paulo, ficará interditada nos dias 1º e 2, das 7 às 18h. Lá, ficará um estacionamento gratuito com 50 vagas. A Av. Martins Fontes, nos dois sentidos, ficará livre ao tráfego.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s