“Sou de Santos! Uma homenagem ao passado, um presente para o futuro.”

Mostra apresenta a história de Santos contada a partir de fotos históricas e imagens enviadas por moradores da cidade

A Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR) e a Franz Construtora homenageiam a cidade de Santos e ao Clube Sírio-Libanês com a exposição Sou de Santos! Uma homenagem ao passado, um presente para o futuro, que será inaugurada no dia 5 de novembro, sábado, às 10h, para convidados, e às 11h, para o público em geral, na Av. Ana Costa, 473, com entrada franca. A mostra, que tem o apoio do Clube e do jornal A Tribuna, é composta de quatro grandes painéis, com fotos, vídeo e textos, divididos em dois eixos.

O primeiro aborda a cronologia da cidade, de suas origens até os dias atuais, ilustrada com fotos do acervo do jornal A Tribuna e com imagens e depoimentos de moradores de Santos que participaram de concurso cultural promovido nas redes sociais. O segundo eixo é dedicado exclusivamente à memória do Clube Sírio-Libanês, que ganhará nova sede com o empreendimento Legend, da OR e da Franz.

Sou de Santos!

Todos os fatos importantes estão registrados na mostra. Das origens, em 1543, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia, por Brás Cubas, passando pela inauguração do primeiro trecho de cais da Cia. Docas de Santos, em 1892, e pela inauguração do sistema de bondinhos Monte Serrat, em 1927; até os dias de hoje, quando a cidade é fortemente impulsionada pelo desenvolvimento econômico.

Para contar esta a trajetória de Santos, a historiadora Rosana Miziara, natural de Santos e curadora da exposição, costurou todos os fatos marcantes da cidade a partir dos laços afetivos de seus cidadãos. “Trata-se de uma narrativa construída pelo rico mosaico de lembranças e marcos afetivos dos santistas que, com muito orgulho, afirmam: Sou de Santos!”, explica a curadora. A participação dos moradores do município ocorreu a partir de um concurso cultural promovido nas redes sociais, no qual os internautas foram convidados a postar vídeos e fotos que pudessem ilustrar a história de Santos e sua relação afetiva com a cidade. Ao todo foram recebidas mais de 200 colaborações, das quais as melhores integram a exposição.

Para a curadora Rosana Miziara, “Santos é essa cidade em que as marcas da história estão impressas em seus monumentos, museus e cultura. A cidade sempre aberta a receber seus visitantes. A cidade do por do sol, da qualidade de vida e da liberdade. E, acima de tudo, do amor que seus habitantes a ela devotam”, acrescenta.

O legendário Clube Sírio-Libanês de Santos

A segunda parte da exposição retrata a história de uma das mais tradicionais agremiações santistas, o Clube Sírio Libanês de Santos. Fundado em 1952, as origens do Clube remontam ao ano de 1884, quando do início da colônia síria na cidade, que viria a se tornar o quarto grupo de imigrantes mais numeroso da cidade. A exposição conta como, nos ano 50, ainda sem sua sede oficial, os associados se encontravam em sua admirada barraca de praia, localizada na Praia do Gonzaga. A partir de fotos históricas do acervo do clube, a mostra também relembra os bailes de gala promovidos pelo Sírio Libanês; os heróis do esporte; a conquista da sede própria; e outros momentos marcantes de sua trajetória.

Os anos de ouro do Clube, entre 1962-1970, consolidaram sua imagem tradicional, admirada e relembrada até os dias de hoje pelos santistas. “O Clube Sírio Libanês de Santos se manteve como um grande promotor de festas, um símbolo do que há de melhor na cena do entretenimento santista”, afirma a curadora Rosana Miziara, ao abordar na exposição os concorridos bailes de carnaval e os shows promovidos pelo clube que levaram à cidade nomes como Roberto Carlos, Ronnie Von, Wanderléia, Cauby Peixoto, Chico Anysio, entre outros grandes nomes da época.

A inauguração de sua então nova sede, em 1975, ocorreu com o show de Elizeth Cardoso, a divina. O brilho das grandes festas e dos tradicionais carnavais do passado se manteve até a década de 90, atraindo muitos turistas para as ocasiões. Os tempos atuais prometem dar continuidade ao legado do clube. O Século XXI apresenta-se como promissor para a comunidade, seja na manutenção da tradição como no enfrentamento de novos desafios. A inauguração da nova sede na Avenida Ana Costa, 473, será o marco dessa nova era.

SERVIÇO

Exposição: Sou de Santos! Uma homenagem ao passado, um presente para o futuro.

Inauguração: dia 05/11, sábado, às 10h, para convidados, e às 11h, para o público em geral.

Visitação: de segunda a domingo, das 11 às 20h. Até 23 de dezembro de 2011.

Local: Av. Dona Ana Costa, 473.

ENTRADA FRANCA

Realização: Odebrecht Realizações Imobiliárias e Franz Construtora.

 

 

Jornal da Baixada

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s