Seguindo a tradição, o Monobloco encerra o carnaval carioca com o desfile oficial no Centro do Rio de Janeiro, no domingo após as festas. Como sempre, a bateria é composta pelos alunos formados nas oficinas de percussão, que de 2006 para cá já formou 900 instrumentistas. Em 2011, o bloco sai com 160 ritmistas e pretende repetir o mesmo sucesso do carnaval de 2010, arrastando cerca de 400 mil foliões pela Av. Rio Branco, durante cerca de três horas de show.
Para esquentar, o Monobloco faz quatro ensaios na Fundição Progresso, festa que se tornou obrigatória no calendário do pré-carnaval carioca e reúne cerca de cinco mil pessoas por noite. O repertório traz sempre novidades e demonstra a capacidade do grupo de se reinventar. Prova disso é que pelo terceiro ano consecutivo o grupo mergulhou no universo da música clássica com uma versão em samba de Assim falou Zaratustra – música de Richard Strauss com arranjos de Eumir Deodato que virou tema do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço. A versão do Bolero de Ravel em samba, apresentada pela primeira vez em 2009, permanece no repertório. No ano passado, o grupo fez uma homenagem ao compositor Heitor Villa-Lobos com uma interpretação de O trenzinho do caipira em ritmo de quadrilha.
Ficha Técnica:
Componentes do Monobloco Show:
Pedro Luís (voz), Celso Alvim (repique), C.A. Ferrari (repique), Mário Moura (surdo), Sidon Silva (tamborim), Fábio Allman (voz), Alessandro (cavaco), André Schmidt (agogo), Biguli (voz), Cachaça (cavaco), Carlinhos (cavaco), Caco Chagas (surdo), Fábio Groove (tamborim), Fred Castilho (caixa), Gabriel Lopes (surdo), Gui Rodrigues (caixa), Igor Araújo (chocalho/ baixo), Júnior Teixeira (tamborim), Leo Saad (agogô), Marcos Feijão (caixa), Maurão (surdo), Momo (voz/guitarra), Pedro Quental (voz), Pitito (caixa).
Dia: 2 de dezembro
Horário: 23:00 horas
Local: Capital Disco
Av. Gen. Francisco Glicério, 206 – Gonzaga
Telefone: (13) 3228-7507