Leão-marinho chega ao Aquário na madrugada nesta sexta-feira

O Aquário ganha nesta sexta-feira (9) seu novo mascote: um leão-marinho macho (Otaria byronia) de aproximadamente sete anos e 270 kg, que chegará durante a madrugada e ocupará o recinto de mamíferos marinhos. Mas a população só vai conhecê-lo após um período de adaptação, que pode chegar a duas semanas. “A chegada do novo morador é um verdadeiro presente de Natal para a cidade e mais uma atração do parque para adultos e crianças”, afirmou a secretária de Turismo, Wânia Seixas.

O leão-marinho é procedente do Zoológico de São Paulo, onde nasceu, e chega ao Aquário mediante empréstimo. É que ele já estava incluído na relação da Comissão de Destinação de Animais e precisava ser transferido, uma vez que o parque paulista tem exemplares em excesso dessa espécie.

“A parceria mostra que temos condições de receber um animal desse porte. É gratificante saber que uma instituição tão antiga e respeitada como o Zoológico de São Paulo acredita em nosso trabalho”, disse a secretária.

A transferência do leão-marinho começará à 1h30 e a previsão é chegar ao Aquário às 3h30. De acordo com o coordenador do parque, Márcio Gomes, esse horário facilita o procedimento em função de menor trânsito nas duas cidades e na estrada. “Além disso, o animal também sofre menos estresse térmico pois a madrugada é um dos períodos do dia com temperatura mais baixa”.

Durante o percurso pela Imigrantes, o veículo, com uma equipe do zoológico, será escoltado pela Polícia Rodoviária e, assim que chegar a Santos, caberá à CET e a uma equipe do Aquário fazer o acompanhamento até o parque. A logística conta com a parceria da Ideal Guindastes e apoio da Guinchos Parreira.

Modificações
Segundo Gustavo Dutra, veterinário do Aquário, o leão-marinho pode viver até 22 anos, medir mais de dois metros e chegar a 400 kg , enquanto o lobo-marinho não passa de 130 kg. Por esse motivo, o Aquário fez algumas modificações no recinto de mamíferos marinhos, como a construção de um deck de 4 m² para maior conforto do animal. Ele ocupará um espaço com 80 m², que compreende, além do tanque de exposição, com 366 mil litros de água salgada, uma área para cambiamento e maternidade. “Temos um dos melhores recintos do país para essa espécie e acredito que atenderá a todas as necessidades”.

 

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s