Deficientes físicos terão pleno acesso aos ônibus municipais

A posse dos integrantes do Condefi (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência), na manhã desta terça-feira (20), foi marcada pela confirmação de importante conquista: todos os ônibus da frota santista de transporte público estarão acessíveis a deficientes físicos no primeiro trimestre de 2012.

Conselheiros e dirigentes também foram informados sobre a estruturação na cidade de uma central de apoio para deficientes auditivos.

O prefeito João Paulo Tavares Papa lembrou que a legislação federal determina que até o final de 2014 as cidades brasileiras tenham uma frota de transporte 100% acessível. “Santos se antecipou e atingiremos a meta bem antes”, disse Papa. Atualmente, a frota local já é 75% acessível e os veículos tem idade média de 1,3 anos.

Outra novidade bastante comemorada pelos deficientes foi a criação de uma central de comunicação para surdos, que será implementada após a capacitação de funcionários.

Durante a cerimônia tomaram posse os novos conselheiros e a mesa diretora do colegiado, com a presença de secretários, vereadores e representantes de instituições de proteção à pessoa com deficiência. Para o próximo biênio, assume a presidência Naira Rodrigues, que substitui Célia Regina Saldanha Diniz.

A mesa diretora terá gestão de dois anos, enquanto os conselheiros atuarão durante o próximo quadriênio (até 2015). A nova gestão apresenta como inovação a eleição de quatro vices – um para cada tipo de deficiência (física, visual, auditiva e mental), além de uma secretária.

São eles: Gilberto Ferreira, para deficiência visual; Roberto de Moura para a física, Wilson Carlos Bregochi para a intelectual e Maria Elisa Galvão, para a auditiva, além da secretária Mirnamar Pagliuso.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s