Em dia de maior movimentação, chegada antecipada de passageiros deixa terminal lotado

A presença de seis navios de cruzeiros e de mais de 24 mil pessoas (entre embarque, desembarque e trânsito)  no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini fizeram desta nesta sexta-feira o dia mais movimentado até agora, nesta temporada. Os navios MSC Orchestra, Costa Pacífica, Vision of the Seas, Zenith, Aida Cara e Deutschland fazem sua última parada no cais santista antes de seguir para cruzeiros natalinos.

Para evitar que o terminal ficasse cheio, a Concais, empresa que administra o terminal de passageiros, pediu que os viajantes que iriam embarcar nesta sexta, não chegassem antes das 11h30, período em que é realizado o desembarque.  No entanto, com medo de ter problemas na hora do embarque, alguns passageiros chegaram antes, deixando o terminal lotado, sem cadeiras para todos. Passageiros que desembarcavam dos navios MSC Orchestra, Costa Pacífica, Vision of the Seas, Zenith e Aida Cara reclamavam da demora dos ônibus para buscá-los.

Segundo a Guarda Portuária, foram registrados focos de lentidão nas localidades do terminal durante o horário de pico, por volta das 10h30.  A situação, no entanto, foi normalizada rapidamente e o tráfego segue normalmente.

Para evitar que os transtornos relatados por passageiros na última sexta-feira, como a impossibilidade de deixar o Concais devido a passagem de trens na linha férra localizada em frente ao terminal, a Codesp definiu novas medidas para facilitar a chegada e apartida dos turistas. As novas regras foram definidas na última quarta-feira, durante reunião entre a Docas, a Guarda Portuária (Gport), a Portofer, responsável pelo serviço ferroviário no cais, e a Concais. As normas são válidas para quando houver quatro ou mais embarcações de cruzeiro no Porto.

Entre as determinações, está a paralisação total da linha férrea que fica entre a instalação de cruzeiros e o Cais da Marinha (sede da Capitania dos Portos de São Paulo), das 9 às 11h30. A restrição afetará duas passagens em nível, a do Terminal T-Grão e a do Cais da Marinha, e uma passagem de saída de pedestres do terminal de cruzeiros.

Navios

Pela manhã, o Orchestra desembarcou  3.196 passageiros. Antes de seguir para uma viagem de sete noites com escalas em Búzios, no Rio de Janeiro, Maceió, em Alagoas, Salvador e Ilhéus, na Bahia, a embarcação recebe outros 3.006.

O Costa Pacífica chegou a Santos trazendo  2.923 turistas para desembarque. O navio recebe 2.992 pessoas que, junto aos demais 762 passageiros em trânsito, irão comemorar o Natal em uma viagem de sete noites e paradas no Rio de Janeiro, Salvador, Ilhéus e Ilhabela, no litoral paulista.

Já o Aida Cara, que geralmente passa em Santos apenas em trânsito, desembarcou 995 pessoas, antes de receber 1.202 viajantes, que seguem viagem juntos aos demais seis passageiros que permanecem a bordo. O navio segue para o Rio de Janeiro às 23h50.
A bordo do Zenith, 1.642 pessoas seguem para um passeio de quatro noites pelo litoral fluminense, com escalas na praia particular da Pullmantur, operadora do navio, em Cabo Frio e em Búzios. O navio desembarcou 1.707 passageiros.

O Deutschland veio a Santos apenas para trânsito, sem realizar embarque ou desembarque. O navio segue viagem com os 317 passageiros que já estavam a bordo.

Créditos: Nirley Sena

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s