Instalados totens e placas de sinalização para pedestres no Centro Histórico

Os turistas que preferem andar a pé para apreciar melhor as atrações do Centro Histórico acabam de ganhar importante recurso: 54 placas de rota em português e inglês, seis totens com mapa indicando os locais de maior interesse e outras três peças de parede, com a mesma finalidade.

As placas da Rota de Pedestre, afixadas nas calçadas, indicam a sequência do passeio, permitindo a escolha do roteiro. “Seguindo as indicações, o visitante volta ao ponto de partida”, diz Marcelo Fachada, assistente técnico da Setur (Secretaria de Turismo).

Além das indicações, as peças têm três quadros na parte inferior – um com a marca de duas pegadas, outro com o símbolo da região metropolitana da Baixada Santista e, no último, o bonde, logomarca turística da cidade.

Já os totens apresentam pequeno texto sobre a importância do Centro Histórico nos cenários estadual e nacional, tendo ao lado o mapa da região com sinalização e legenda. Eles estão instalados nas praças Mauá, proximidades do PIT (Posto de Informações Turísticas); dos Andradas e José Bonifácio – nos próximos dias, a Estação do Valongo e as praças Tenente Mauro Batista de Miranda (onde se encontra o ‘Castelinho’, sede da Câmara) e da República receberão essas peças. A Estação Rodoviária, Complexo Turístico do Monte Serrat e Outeiro de Santa Catarina,receberam mapas de parede.

A Rota de Pedestres é utilizada em várias cidades europeias. “Com essa sinalização, o visitante consegue se deslocar por si só”, afirma Vitor Cid, assistente da Setur.

Verba
A Rota de Pedestres e os tótens representam a aplicação de R$ 100 mil destinados pelo Fundo Metropolitano da Agem (Agência Metropolitana da Baixada Santista) para a sinalização viária dos dos nove municípios da região.

Como Santos já dispunha desse tipo de serviço, instalado com recursos do Ministério do Turismo, a prefeitura solicitou a aplicação do montante na sinalização para pedestres. Com o deferimento, a administração municipal complementou o projeto com R$ 46 mil.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s