Dia do Surfe terá homenagens e exposições

Celebra-se neste sábado (21) o Dia do Surfe e para marcar a data, incluída no calendário municipal, a prefeitura, por meio da Semes (Secretaria de Esportes), e a Associação Santos Surfe promovem vários eventos.

A programação festiva começa sexta-feira (20), com solenidade no salão nobre da prefeitura, às 17h, durante a qual serão homenageados os surfistas Carlos Carmelo Alves, Fernando Carlos Alca Barbosa, Luiz Carlos Xisto e Paulo Alcindo Sodré (in memorian), que ajudaram a difundir a modalidade.

Sábado, às 9h, no Parque Municipal Roberto Mário Santini (emissário submarino), será realizado o Santos Foot Work Classic, com réplicas de pranchões usados nos anos 60. Oito convidados farão as apresentações.

Ainda neste sábado, haverá a exposição ‘Quebra- mar todinho nosso”, do artista plástico Milton Chagas Santana, no Museu do Surfe, instalado no parque.

São 40 quadros em óleo sobre tela que registram os principais momentos dos surfistas na área conhecida popularmente como Quebra-mar ao longo dos últimos 15 anos, onde são disputadas competições nacionais e internacionais. A mostra segue até o dia 28, das 9h às 18h, com entrada gratuita.

História
No Brasil, as primeiras pranchas de madeirite, então chamadas de ’tábuas havaianas’, chegaram pelas mãos de turistas e companhias aéreas.

A prática de surfe no país começou e foi desenvolvida em Santos na década de 1930, com nomes como Thomas Rittscher Júnior, Osmar Gonçalves e João Roberto Suplicy. As pranchas de madeira da época tinha 3,60 metros e pesavam 80 quilos.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s