Regata abre comemorações de aniversário da cidade

Com largada neste sábado, em frente ao Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), a Regata Aniversário da Cidade abriu a programação festiva dos 466 anos da fundação de Santos.  A largada, em frente ao Parque Municipal Roberto Mário Santini, foi dada pelo apito do veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, que acompanhou parte da regata com autoridades e convidados a bordo, entre eles, o velejador Amir Klink, esposa e suas filhas.

Foram mais de 70 barcos e 200 tripulantes, divididos em 15 classes. Sessenta minutos. Foi o tempo exato que a tripulação do barco Son precisou para vencer a Regata Aniversário da Cidade. A Fita Azul foi conquistada com seis minutos à frente da embarcação que ficou em segundo.

“A gente esperava chuva e vento forte. Nada. Mas a regata foi técnica. Quando está quente, há falta de vento forte e ele varia muito, o que obriga a tripulação a interpretar antecipadamente as mudanças de direção. Soubemos fazer isso e vencemos”, disse o comandante do Sony, Marcos Ferrari, de 47 anos, 38 deles no mar.

Créditos: Claudio Vitor Vaz

Outra estratégia foi o uso de oito tripulantes ao invés dos 11 de ofício. O trabalho de manipular as velas e os demais encargos ficaram dobrados para todos, mas a menor quantidade de peso humano compensou: houve ganho em velocidade.

“Foi fundamental, ainda, a nossa largada, feita com velocidade, que conseguimos manter durante as quatro pernadas (distância entre as boias). Fizemos um bom trabalho”.

O comandante Marcos, que é de São Paulo, possui residência em Guarujá e treina aqui, diz que a Cidade possui excelentes condições para a vela: maré, correnteza e vento.

Marinheiro – mas não de primeira viagem, pois possui um barco –, o prefeito Paulo Tavares Papa fez parte da tripulação do barco;

Créditos: Claudio Vitor Vaz

Enhanced by Zemanta

A Tribuna

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s