Fábio Yabu, o criador das “Princesas do Mar” é de Santos

“Eu sempre imaginei o mar como um mundo misterioso, quase como se fosse outro planeta dentro do nosso.” (Fábio Yabu)
Fabio Yabu é escritor de livros infantis, criador de desenhos animados e roteirista de histórias em quadrinhos .
Nasceu na cidade de Santos (São Paulo), em 1979, e atualmente mora na cidade de São Paulo.
Em 1998 criou a série em quadrinhos online Combo Rangers, publicada na Web. Em 2000, a série migrou para o portal Zip.net, que depois foi absorvido pelo UOL.

Combo Rangers

Combo Rangers

“Os Combo Rangers foram a minha “estréia” no mundo dos personagens infantis. Quando tinha 17 anos, resolvi criar uma história em quadrinhos para a Internet, mais por brincadeira mesmo, para me divertir. Mas os personagens começaram a fazer muito sucesso, viraram revista em quadrinhos e até brinquedos. Foi uma época legal na minha vida”.
Em 2000, os personagens viraram revistas em quadrinhos, sendo publicado uma mini-série, em 3 partes, pela editora JBC, intitulada Combo Rangers Evolution.
Entre 2001 e 2002, a JBC publicou edições mensais durando 13 exemplares.
Em 2003 a editora Panini também publicou a série, durando 10 exemplares.
Veja as revistas no site da loja do Mania de Gibi !

Princesas do Mar

A história das Princesas do Mar, como o prórpio nome já diz, passa-se no mar, num reino encantado chamado Mundo da Salacia, nele vivem varias princesas. Neste reino os moradores sabem que não podem meter-se com os habitantes de terra firme, pois caso isso aconteça poderão ter de enfrentar grandes batalhas. As Princesas do Mar têm um site oficial onde é possível saber tudo sobre a série animada, sobre todos os personagens, brincadeiras, livros, bem como sobre o seu autor, e muito mais.

Como surgiu a idéia das Princesas do Mar?

Tudo começou com a criação da Polvina. Tinha em mente a imagem de uma menina com um polvo na cabeça e achei que ela merecia uma história. Passei a pesquisar tudo o que já havia sido feito nesta temática. Percebi que existiam arquétipos muito fortes a serem explorados, como rei, rainha, princesa, peixes que falam, e resolvi modificar um pouco estas imagens a partir de referências reais. Os reis e rainhas, por exemplo, não se vestem de maneira pomposa, mas sim, com roupas utilizadas por pais e mães do mundo real, como terno e gravata e vestidos. As coroas também são estilizadas, de acordo com cada espécie representada. Também fugi da idéia do tubarão malvado, que sempre aparece em outras histórias de fundo do mar. Não é porque os tubarões comem polvos que a Polvina e a Tubarina não seriam amigas.
As pessoas sempre me perguntam o que tem de diferente no Mundo de Salácia. O que os salinos fazem, onde gostam de ir, o que gostam de comer.
Bem, você deve imaginar que viver no fundo do mar é bem diferente de viver em Terra Firme. As cores, os gostos, cheiros e sabores são diferentes. Também existe muita riqueza e abundância para todos. Lá ninguém passa fome ou frio como no nosso mundo.
O segredo de tanta fartura não está na riqueza, pois Terra Firme também é um lugar repleto de tesouros. Está na partilha. Todos gostam de partilhar o que têm, como diz a segunda Lei de Salácia: “Praticar o bem, a boa vontade e a generosidade”.
Ninguém têm em excesso. As famílias reais são os que devem dar o exemplo para salinos e animais. Por isso, eles têm uma tradição: no Natal, as famílias dão todos os presentes que foram ganhados no ano anterior para os outros.
Tem Papai Noel? Tem, sim! Aliás, Papai Noel é um dos poucos que conhecem o Mundo de Salácia. Ele vive no Pólo Norte. Os Pólos são os lugares intermediários entre o Mundo de Salácia e Terra Firme. Não são um, nem outro.
Já que estamos falando dos pólos, lá longe, lonjão, do outro lado do mundo, no Pólo Sul, existe um Castelo Real. É lá que fica o Reino dos Pinguins, governado por seu rei e sua rainha, que são os pais da pequena Isa.
A Isa? Ah, a Isa é uma graça. Adora abraçar e beijar suas amigas, é super-simpática, gosta de dividir as coisas e é pra lá de inteligente. Mas tem uma coisa que a Isa não queria dividir com ninguém… e o mais estranho, foi bem no Natal!

Personagens de “As Princesas do Mar”

A série de livros Princesas do Mar foi editada no Brasil pela Panda Books. A série conta com seis livros:
“Princesas do Mar” (2004),
“Princesas do Mar – Uma sombra na água” (2006),
“Princesas do Mar – As Cartas de Vento” (2007)
“Princesas do Mar – Balada da Princesa Esquecida” (2009).
“Princesas do Mar – O Desafio dos Tubarões” (2010)
“Princesas do Mar – O Monstro do Fundo do Mar” (2010)

Além desses existem outros 4 para crianças em fase de alfabetização:
“Princesas do Mar – Mistério na Escola do Mar” (2008),
“Princesas do Mar – O Peixe Lendário” (2008),
“Princesas do Mar – Tartarugas em perigo” (2009)
“Princesas do Mar – O Pequeno Herói” (2009).

Em setembro de 2007, Princesas do Mar virou desenho animado. “Levamos os livros a uma feira na França e uma produtora australiana se interessou”, diz Yabu. A história chegou primeiro às TVs da Austrália. Agora, Polvina e suas colegas estão em 47 países e falam inglês, espanhol, alemão, francês, italiano… No Brasil, estrearam em março de 2008 no canal de TV por assinatura Discovery Kids e TV Cultura no Brasil, na América Latina também na Discovery Kids, em Portugal na RTP, na França no Piwi, na Alemanha no Ki.Ka e em mais 49 países. Yabu também escreve resenhas para filmes no site Omelete e possui um blog desde 2003 onde comenta sua vida, séries de tv e filosofia sobre outros temas. Hoje o blog é a sede do BBBonequinhos, “reality show” que imita o BBB com uma pitada de sitcom e tem como personagens bonecos de Yabu. A série começou com um pedido dos fãs e virou sucesso, ganhando até um patrocinador. Também é dono do blog “Mude o Mundo” onde se dedica a relatar fatos sobre o aquecimento global.
A editora On Line publicou a revista em quadrinhos PRINCESA DO MAR, durando 10 exemplares, entre 2009 e 2010.

Mania de Gibi

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s