Cadeia Velha: Estado promete restauração do prédio

A Praça dos Andradas, no Centro histórico de Santos, abriga uma das construções mais valiosas da Cidade: a Casa de Câmara e Cadeia ou, simplesmente, Cadeia Velha. Em condições precárias, o edifício, que é administrado pelo Governo Estadual, será totalmente restaurado.

Vistoria realizada pela Secretaria de Estado da Cultura apontou danos estruturais. Os principais são as infiltrações nos telhados, que causaram problemas nas paredes, deteriorando o piso original e comprometendo equipamentos e mobiliários.

A licitação da restauração foi concluída na terça-feira e vencida pela PJJ Malucelli Arquitetura Ltda. O processo de contratação deve ser finalizado até a última semana de abril e a empresa tem 90 dias para apresentar o projeto.

Não há prazo definido para o início e o término das obras, pois o projeto ainda será submetido à aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), já que o bem é tombado pelos dois órgãos.

A Cadeia Velha abrigava a Oficina Cultural Pagu, que funciona no Centro Comunitário São Judas Tadeu (Rua Napoleão Laureano, 89, Marapé).

Monica Tranjan Real de Toledo, coordenadora da oficina, diz que a restauração era necessária. “A estrutura apresentava vazamentos e precisava de uma reforma. Fomos comunicados da restauração no meio do ano passado, mas ainda não havia um dia certo”.

Ela diz que, atualmente, “há um segurança para cuidar das mesas, cadeiras e estantes que ficaram no edifício. Também enviamos um funcionário para fazer uma limpeza mensal”.

A Cadeia Velha é um patrimônio de inestimável importância tanto para Santos quanto para o País.

Para se ter uma ideia de sua relevância, em 1865, o edifício, ainda em fase de construção, já abrigava as tropas da região que lutariam e retornavam da Guerra do Paraguai (1864 – 1870).

Mais tarde, sediou o Fórum, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Recursos. E, durante pouco mais de 80 anos, cumpriu a função de guardar os presos.

 

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s