Festival Santista de Teatro (FESTA) começa nesta sexta (13), com o espetáculo dos Parlapatões

O espetáculo “Ridículos Ainda e Sempre”, dos Parlapatões, vai marcar a abertura oficial do FESTA 54 – Festival Santista de Teatro, na noite da próxima sexta, dia 13 de abril. O festival, considerado o mais antigo do gênero em atividade no País, prevê uma série de atividades durante os dez dias em que ocorre.
Além das peças de teatro, debates, mesas-redondas, atividades formativas, exposições artísticas e apresentações culturais fazem parte da programação.

Com trabalhos voltados para a comédia, os Parlapatões existem desde 1991, e estão entre os grupos teatrais mais reconhecidos do teatro nacional, passando ainda pelos principais festivais internacionais realizados no País. A peça Ridículos Ainda e Sempre é uma adaptação de Antonio Abujamra e Hugo Possolo do texto do poeta russo surrealista Daniil Kharms, com tradução de Tatiana Belinky.

A solenidade de abertura oficial do FESTA será a partir das 20 horas, no Teatro Municipal Braz Cubas. Após a apresentação do espetáculo, haverá debate com o grupo sobre a peça, iniciativa que acontecerá em todas as apresentações das mostras oficiais do festival (Adulto, Infantil e de Rua)

Em seguida, a partir das 23 horas, na Praça dos Andradas, tem início o Quintal da Pagu, com o show “Lírico, Popular e Bandido” em memória a Zéllus Machado, artista local falecido este ano, que será homenageado na noite pelos cantores Danilo Nunes e Simone Ancelmo. O Quintal da Pagu é um espaço de confraternização entre artistas e público, e contará com festas temáticas durante todos os dias do FESTA.

Assim como no ano passado, é o público quem decide quanto vai pagar pela entrada nos espetáculos: é a campanha Pague Quanto Quiser, que visa incentivar a formação de público, sem deixar de valorizar os espetáculos. Nela, o público pode escolher pagar de R$ 2 a até R$ 10 por um ingresso.

O festival deste ano tem como tema “Arte, Política e Pensamento”, e isso foi levado em consideração como critério de seleção pelos curadores do festival. Entre os espetáculos inscritos (propostas foram enviadas de todas as regiões o País), foram selecionados os grupos e peças que pudessem trazer mais elementos para uma discussão sobre a função da arte e da pesquisa na sociedade.

Fórum do Interior

Ainda relacionado ao tema do festival, acontece nos dias 21 e 22 de abril o 4º Fórum do Interior: Artes e Políticas Públicas. O encontro deve reunir artistas de todo o estado de São Paulo na discussão sobre a atual política cultural em relação à formação, pesquisa, produção e difusão cultural, além de apontar alternativas que garantam a continuidade e permanência do artista em sua região. O último Fórum do Interior foi em Hortolândia, em dezembro do último ano.

A programação completa do FESTA 54 pode ser acessada a partir desta segunda-feira, no http://www.festivalsantista.com.br, ou pelas redes sociais.

FESTA

Criado por Pagu em 1958, o FESTA é considerado o festival de teatro mais antigo em atividade no Brasil. Em 2011 foi agraciado pelo Ministério da Cultura com a Ordem do Mérito Cultural, honraria concedida a personalidades, grupos artísticos, instituições e iniciativas que mais contribuem para o cenário cultural brasileiro.

O FESTA 54 – Festival Santista de Teatro é realizado pelo Movimento Teatral da Baixada Santista e Associação dos Artistas, e tem como parceiros Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Santos e Sesc Santos.

Serviço

20h: Solenidade de abertura
21h: Mostra Adulto: “Ridículos Ainda e Sempre” – Parlapatões
Local: Teatro Municipal Braz Cubas – Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
*Após o espetáculo haverá debate com o grupo

23h: Homenagem a Zéllus Machado
Show Lírico, Popular e Bandido. Com Danilo Nunes e Simone Ancelmo
Local: Quintal da Pagu – Pça dos Andradas – Centro

 

Boqnews

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s