Túnel imerso Santos-Guarujá iniciará obras em 2013

Com tecnologia inédita no Brasil, custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

O túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá, com tecnologia inédita no Brasil, será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, três faixas de rolagem por sentido e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo após um amplo estudo técnico da Dersa. Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, além de alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais estão no menor custo de implantação e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.

Foto(s): Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo
Fonte: Governo do Estado de São Paulo

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