O sorriso fácil e a animação de Arnaldo Lafuente Jr. retrataram nesta segunda-feira (11) o resultado do primeiro final de semana do restaurante-escola Estação Bistrô, aberto ao público no último dia 5: 85 pratos servidos na quarta (6), 139 no dia seguinte (7), 124 na sexta (8) e 135 no sábado (9), totalizando 483 clientes.
“Esse movimento é excelente”, avaliou o coordenador do espaço, considerando o tempo instável que predominou. Segundo Lafuente, mais cedo do que o esperado o restaurante alcançará a meta de 150 refeições/dia. Em um restaurante por quilo, o giro é de três clientes por lugar, ao passo que no executivo, perfil do Estação Bistrô, esse número cai para dois. “O restaurante-escola acomoda 80 pessoas, o que significa 160 clientes por dia. E estamos muito próximos disso”.
Lafuente diz que os 20 alunos estão envolvidos e colocando em prática o que vêm aprendendo. “Diariamente, percebemos uma melhora. Embora ainda um pouco nervosos, eles estão cada vez mais eficientes, rápidos e cometendo menos erros”. Em sua opinião, entre três e quatro semanas, terão adquirido o traquejo esperado.
Entre as falhas, cita pequeno número de pedidos errados, eventual demora para servir e alguns copos quebrados. “Mas nada disso afeta o operacional e acontece em muitos restaurantes tradicionais,” assegura, com a experiência de consultor gastronômico, chefe de cozinha, proprietário de um estabelecimento no Centro Histórico e de quem está no ramo há mais de 20 anos.
Cardápio
Além do cardápio fixo, com dois antepastos, cinco saladas, sete pratos principais, quatro sobremesas e frutas da época, o Estação Bistrô oferece três pratos do dia, ao preço fixo de R$ 19,50, e uma sobremesa do dia, a R$ 4,50.
O restaurante-escola funciona de terça a sábado, das 12h às 15h, no térreo da Estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Centro Histórico).
O cardápio desta semana é o seguinte:
Quarta-feira (13)
Rondelli de queijo e presunto
Bisteca à moda
Linguado à belle meunière
Quinta-feira (14)
Talharim à parisiense
Espetinho misto à gaúcha
Sobrecoxa de frango com molho de laranja
Sexta-feira (15)
Fricassê de frango
Linguado à baiana
Filé mignon à cubana
Sábado (16)
Penne a quatro queijos
Risoto de carne seca
Bife à rolê com polenta
Em meados do mês de julho almocei com amigas no bistrô restaurante e fiquei bastante impressionada positivamente com a qualidade do serviço. Tudo foi muito bem servido e todo o protocolo impecavelmente praticado. Era dia de semana, pouco movimento e muito bom astral. Ontem, sábado dia 28/julho, retornei ao restaurante com minha família e amigos íntimos. Estávamos em um grupo de 9 pessoas. Acontecia logo em frente, um evento motociclístico e havia muito movimento. Obviamente percebemos que não seríamos atendidos prontamente. Entretanto, causou-me desconforto e indignação acompanhar que a funcionária que administrava a fila de espera, passou a desmembrar as mesas, tornando impossível nosso atendimento e – para revolta do meu grupo – atendendo, após mais de 1 hora de espera, pequenas famílias de 3 ou 4 pessoas recém chegadas em nossa frente. Na estação bistrô, infelizmente falta um gerente que administre movimento acima do normal. Fiquei seriamente decepcionada.
Olá Cristiane, entraremos em contato com a administração e informaremos o ocorrido. Esperamos que não se repita.