Em 2009, os irmãos Alexandre e Eduardo visitavam Viena, capital da Áustria, quando se depararam com um imenso tapete de corações de pano. As milhares de peças haviam sido confeccionadas pela população, num esforço para chamar a atenção para a necessidade de se exprimir o amor.
De volta ao Brasil, eles planejavam realizar uma ação semelhante, para inspirar as pessoas, quando a morte prematura de Eduardo, em função de um problema cardíaco, interrompeu o projeto.
Mas a ideia começa a se tornar realidade agora, com o início da campanha Ação do Coração. O objetivo é incentivar a comunidade a confeccionar corações de pano com retalhos, que depois formarão um grande tapete na Praça Mauá, em 2 de agosto, data de um ano da morte de Eduardo.
Diversas entidades já confirmaram participação e os organizadores do evento estão convidando voluntários para ajudar a confeccionar os corações. Serão realizadas oficinas gratuitas para confecção dos corações, que poderão ser depositados em pontos de coleta a ser montados na cidade a partir do dia 25.
“Além das oficinas de confecção de corações, também serão realizados espetáculos de narração de histórias na Pinacoteca Benedicto Calixto, todos os domingos de julho”, explica o ator e diretor Alexandre Camilo, que também é presidente da Associação Eduardo Furkini, uma entidade sem fins lucrativos (que leva o nome do irmão) que promove projetos de educação e cultura. “É uma maneira de transmitir uma mensagem de amor e energia positiva à população”, completa.
A presidente do Fundo Social, Sílvia Papa, que apoia a iniciativa, está otimista com a campanha. “Num mundo onde as pessoas estão tão voltadas para o virtual, com as agendas corridas, esta campanha nos dá a oportunidade de refletir sobre valores que realmente importam, mostrando como é importante olhar para o ser humano, desejar coisas boas a eles e fazer isso com verdade”, afirma.
No dia em que o imenso tapete será estendido, também haverá uma ampla programação cultural, que inclui apresentação da Orquestra do Instituto Pão de Açúcar e do coral da Escola de Música Kátia Boccato.
Mais informações em: ação do coração
Jornal da Orla