Documentário retrata a importância da Ferrovia Santos-Jundiaí

 Transformação sensível – Neblina sobre Trilhos, documentário produzido por alunos e professores da UFABC (Universidade Federal do ABC) e da Fundação Santo André, com a colaboração da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), será exibido nesta segunda-feira (30), às 15 horas, no Espaço Cultural Casa de Frontaria Azulejada, à Rua do Comércio, 96 – Centro Histórico. A entrada é gratuita.

O curta retrata a implantação e desenvolvimento da São Paulo Railway, primeira via férrea da região paulista durante a década de 1860, e destaca a importância da Vila de Paranapiacaba nesta época. O documentário foi feito a partir de  narrativas de antigos ferroviários e documentações diversas disponíveis.
 
O foco do trabalho se dá a partir da Vila Ferroviária de Paranapiacaba, importante sítio ferroviário localizado no município de Santo André, que foi o centro administrativo da ferrovia durante a sua construção na década de 1860 e durante o seu primeiro período de operações. Esta Vila, já tombada pelo patrimônio histórico municipal, estadual e federal, passa por um processo de revitalização e de restauração desde o ano de 2001, após ser “praticamente abandonada”, no período de 1998 a 2001, durante o processo de concessão da ferrovia do Governo Federal para a iniciativa privada (RMS) pelo período de trinta anos.
 
Neblina sobre trilhos vai além do registro histórico e mostra, também, o descaso com a preservação da estrada de ferro, como uma das contradições do processo de formação e dos modelos de desenvolvimento do Brasil, onde o passado fica à parte do progresso. O documentário teve a orientação dos docentes da UFABC, Ana Maria Dietrich e Claudio Camargo Penteado e do professor Odair de Sá Garcia, do Centro Universitário Fundação Santo André.
 
 
Boqnews

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s