“Medianeras” comédia romântica argentina, no Cine Arte Posto 4

Medianeras, filme argentino, ganhou prêmios em Gramado (Melhor Filme pelo voto do publico e também Melhor Diretor de Filme Estrangeiro) no ano passado. Na verdade, a produção é uma versão esticada de um curta-metragem de 2005, de 28 minutos, feito com outro elenco. Mas este filme tem tudo para agradar, em particular ao público mais jovem e sofisticado.

A estrela, a espanhola Pilar Lopez de Ayala, é a mesma que fez Elena em Lope e estrelou O Estranho Caso de Amélia, de Manoel de Oliveira. Também passou aqui A Ponte de San Luis Rey, no qual ela atuou ao lado de Robert DeNiro. Pilar é uma jovem bonita e talentosa e, segundo dizem descendente de Cristovão Colombo.

Basicamente, é uma história de amor no estilo Nora Ephron, em que os personagens só se encontram no final (Sintonia de Amor, Mensagem para Você). Dois jovens complicados, Martin e Mariana, vivem na atual Buenos Aires, moram na mesma quadra, mas ão se encontram. Ela é uma arquiteta que sobrevive decorando vitrines, tem seus namoros e morre de medo de elevador. O rapaz monta sites e como tanta gente hoje em dia só consegue se relacionar pela internet. O roteiro é bem escrito, com frases inteligentes, em particular observações sobre curiosidades e detalhes da cidade de Buenos Aires. O elenco é eficiente e o resultado bastante agradável. O título, difícil de traduzir, se refere à parte traseira dos edifícios, onde não há janelas (ao menos em teoria) e onde as vezes colocam anúncios comerciais. Seria quase o lado avesso dos prédios.

Há também uma grande sacada ao utilizarem dramaticamente o joguinho Onde Está Wally? E um dinheiro bem utilizado ao comprarem o trechinho mais antológico do filme Manhattan, de Woody Allen, que eles veem na televisão (aquele no final em que Woody se declara a Mariel Hemingway e ela pede para ter mais fé nas pessoas). Ou seja, um filme encantador e agradável.

Ficha técnica – Medianeras (Idem), Argentina, 2011. Direção de Gustavo Taretto. 92 minutos. Com Pilar Lopez de Ayala, Rafael Ferro, Ines Efron, Carla Peterson. No Posto 4 (Santos).

Enhanced by Zemanta

2 pensamentos sobre ““Medianeras” comédia romântica argentina, no Cine Arte Posto 4

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s