Exposição do artista plástico Dmitri Podloujny inaugura Novo Espaço Cultural Tremendão

A inauguração do Novo Espaço Cultural Tremendão, em Santos, na próxima quinta-feira (16), trouxe um desafio para o renomado artista plástico Dmitri Podloujny. Isso porque, o pintor e escultor, nascido em uma colônia russa na China e radicado em Santos desde os quatro anos de idade, fará uma síntese de seus 44 anos de carreira na primeira exposição do novo espaço cultura da Cidade, até o dia 23 de setembro.

Assim como suas origens, que mesclam influências russas, chinesas e brasileiras, Dtmitri é eclético em sua obra, tanto na diversidade das plataformas de arte (pintura, figuras e esculturas) quanto nas temáticas de seus trabalhos. Autodidata, o artista conta que já transitou entre o hiperrealismo, impressionismo e abstratismo.

“Me defino como um homem de alma russa, paciência chinesa e coração santista. Por isso, não gosto de estar preso a uma temática específica. Em cada período da minha vida, abordei temas diversos, que de alguma forma tinham relação comigo. Mesmo com diferentes temáticas, meu trabalho tem um identidade comum, fácil de identificar”, explica o artista, que também é designer de joias e restaurador de peças antigas.

Na exposição, Dmitri apresentará cerca de 70 obras, contando com esculturas com pedras, pinturas em pedras, gravuras digitais e óleo sobre tela. O destaque ficará para seis pinturas de carros de luxo, feitas especialmente em homenagem ao Espaço Tremendão.

“Como o Tremendão é uma loja de artigos para automóveis, aceitei o desafio de fazer estas pinturas. O meu trabalho é assim: vai evoluindo e acaba sendo o resultado de tudo que produzi e aprendi durante todos estes anos de carreira, já que comecei a criar minhas primeiras obras ainda na adolescência, no final da década de 1960”, conta o artista, também autor do livro “Arte como Ópera”, que resume as quatro décadas de sua carreira.

O idealizador do Espaço Cultural Tremendão, Ivo Moreira, destacou a importância da nova exposição. “Na verdade, o novo espaço é uma ampliação do trabalho que já vínhamos fazendo desde 2007, com exposições de vários artistas da Cidade e da região, procurando sempre enaltecer a arte e a cultura locais. Queremos dar força a estes trabalhos e o Dmitri tem um conjunto de obras fantástico e tem tudo a ver com a nossa origem, pelas obras com pinturas em carros”, comenta.

SERVIÇO – A exposição de Dmitri Podloujny será realizada entre 16 de agosto e 23 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e aos sábados, das 10 às 17 horas. O Espaço Cultural Tremendão fica na Rua Brás Cubas, 412, no bairro da Vila Mathias, em Santos. Mais informações: www.tremendao.com.br ou no Facebook: www.facebook.com/espacotremendao.

 

Jornal da Baixada

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s