Visita cultural às igrejas se consolida como opção turística

Um total de 1.408 turistas participaram do programa Visita Cultural às Igrejas durante as férias de julho, segundo a Setur (Secretaria de Turismo). Esse número é 2% maior ante igual período de 2010, quando cinco templos receberam 1.380 visitantes. A Igreja do Rosário, também incluída no programa, está sendo restaurada.

De acordo com Cláudia Torres, coordenadora do programa junto à Setur, trata-se de crescimento gradual, mas consistente, que reafirma a importância de capacitações constantes com os dez idosos responsáveis pelo atendimento nos equipamentos religiosos. “As igrejas estão sendo vistas como um local de interesse histórico e cultural”. O Vovô Sabe Tudo é operacionalizado pela Seas (Secretaria de Assistência Social).

Segundo Cláudia Torres, cada vez mais turistas desembarcam dos bondes para visitar as igrejas e se encarregam de fazer a divulgação, pois há quem logo se dirija aos vovôs em busca de informações. “Isso deve-se ao interesse dos próprios idosos em aprimorar seu trabalho. Muitos recorrem a livros para ampliar os conhecimentos e até aprenderam a navegar pela internet só para fazer pesquisas”.

Neide Miguel, por exemplo, não sabia sequer ligar o computador, mas aos 64 anos aprendeu a lidar com o mundo virtual para pesquisar passagens da Bíblia e a vida de santos, arquitetura das igrejas e curiosidades. Tudo para não fazer feio como monitora da Catedral. “Pesquisei muito, falei com padres, conheci a história de Josefina Bakhita e conversei com devotos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s