Restauradora recebe homenagem póstuma na Casa do Trem Bélico

A prefeitura homenageia nesta quinta-feira (23), às 11h, a restauradora Maria Inah Rangel Monteiro (1954-2009), em evento na Casa do Trem Bélico. O principal espaço expositivo do local levará o nome da artista plástica que teve atuação relevante na recuperação do patrimônio artístico, histórico e arquitetônico de Santos.

Seu legado inclui a restauração das pinturas murais do imóvel onde funciona o Poupatempo; da Sala Princesa Isabel, na prefeitura, e dos nichos e relevos de bronze da Via Crucis, da escadaria do Monte Serrat. Além disso, coordenou a conservação e restauração do acervo de arte do Paço Municipal.

A especialidade em restauro de telas foi fundamental na recuperação de diversas pinturas do pintor Benedicto Calixto e de artistas como Guiomar Fagundes, Durval Pereira, Godoy, Garcez, de Cicco, Fiorentino entre outros.

Pouco antes da sua morte, Maria Inah lançou o livro ‘Esculturas Urbanas’, em conjunto com a jornalista Rosangela Menezes, além do fotógrafo Tadeu Nascimento e do designer David Cardoso. Na obra, um catálogo dos principais monumentos santistas, escreveu sobre a importância de valorizar nossa história. “Podemos viver sem as esculturas, mas sem elas não podemos recordar”.

O endereço é Rua Tiro Onze, 11 (entre as ruas Visconde do Rio Branco e Xavier da Silveira), no Centro Histórico. Informações: 3226-8000.

Deixe um comentário