Santos convoca empresas para implantação das bicicletas públicas

Com o objetivo de incentivar ainda mais o uso das bikes, Santos anunciou a implantação do Sistema de Transporte Individual Sustentável de Pessoas através de bicicletas, conhecido como bicicleta pública, por período experimental de seis meses. O edital para as empresas interessadas foi publicado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) na edição desta terça-feira do Diário Oficial.

Algumas cidades, como Paris, Barcelona e Toronto, possuem há algum tempo sistemas de bicicletas públicas, mas o serviço é pago. No Brasil, municípios como Rio, Sorocaba e São Paulo implantaram sistemas semelhantes.

bicicletas publicas Londres

Como funciona

O projeto santista consiste em compartilhar a utilização de bicicletas de forma gratuita, desde que o usuário esteja previamente cadastrado em site. A Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) já definiu oito pontos com grande tráfego de ciclistas, onde haverá dez estações para retirada ou devolução das bikes. Inicialmente, a empresa contratada deverá disponibilizar 100 bicicletas para uso comunitário.

A princípio, a operação do sistema será diária, das 6h às 22h para a retirada da bicicleta e até as 24 horas para sua devolução. A utilização da bicicleta será permitida pelo tempo máximo de 30 minutos, sem cobrança de tarifa, e sua devolução poderá ser feita em qualquer uma das estações. Após 15 minutos, o usuário pode novamente retirar outra bicicleta, seguindo as mesmas normas.

O sistema funcionará com auto-atendimento, ou seja, sem necessidade de um intermediário, através de comando por meio de telefone celular/smarthphone ou cartão inteligente. Todo o sistema deverá ser instalado em até 30 dias após a assinatura do contrato. Segundo a Prefeitura, não haverá custos para a Administração e CET, assim como para os usuários que respeitarem as regras.

 

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s