Com a introdução do yakissoba entre as três opções do dia, o restaurante-escola Estação Bistrô (Estação do Valongo, Largo Marquês de Monte Alegre, 1) passa a oferecer, a partir desta sexta-feira (14), pratos temáticos, permitindo aos 24 alunos contato com a culinária de vários países. Dessa forma, os jovens, entre 17 e 21 anos, contam com mais um campo de trabalho, agora nos fast foods (refeições rápidas).
“Com isso, o Estação Bistrô inova e não corre o risco de oferecer os mesmos pratos no cardápio comercial”, diz Arnaldo Lafuente Jr. responsável pelo restaurante junto à Sociedade Visconde de São Leopoldo, parceira da prefeitura, por meio da Setur (Secretaria de Turismo), na iniciativa. O cardápio do dia custa R$ 19,50 e inclui salada.
De origem chinesa e indispensável nas festas tradicionais japonesas, o yakissoba é composto por macarrão, carne, legumes e verduras, regados com molho especial.
Festivais
Segundo Lafuente, o restaurante-escola também promoverá festivais árabe e alemão, inicialmente. O primeiro prevê charuto, abobrinha recheada, kibe, kafta e mijadra (arroz com lentilha e cebolas douradas), além de tabule como entrada.
Já o da culinária alemã terá salsichão, eisbein (joelho de porco), chucrute (repolho em conserva), salada de batata, acompanhados de pão preto integral.