Com diversidade de eventos, a Cidade se insere no cenário cultural brasileiro e internacional

Santos está retornando a ter uma agenda cultural forte com eventos que ganham a cada ano destaque no cenário nacional e até internacional. No teatro – por exemplo – o Sesc realizou, no começo do mês, a segunda edição do Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, o Mirada, que – assim como em 2010 – colocou a cidade no cenário internacional da arte de interpretar. Foram duas semanas de festival, que espalhou teatro, música e diversas intervenções artísticas por toda a Cidade.

Outro evento de destaque, naturalmente santista, é o Curta Santos, que completou 10 anos. O festival terminou no último domingo (23) e durante uma semana exibiu filmes – curtas e longas – além de promover oficinas e debates sobre a Sétima Arte.

Para muitos, o festival foi o grande incentivador para começar nesta área, o que – na verdade – é um dos principais méritos do festival. Em 10 anos, fez com que santistas e moradores das demais cidades da região produzissem.

Para o produtor audiovisual, Dino Menezes, o Curta Santos foi a grande alavanca para a produção de filmes na Cidade. “Antes do festival quase não haviam produções de vídeo de arte e documentários. Só faziam TV e algumas produções de fora. No primeiro Curta foram 20 inscritos e hoje são mil. A diferença é absurda. O que contribuiu também foi a popularização do audiovisual e redes sociais”, acredita

Dino, que neste ano fez a produção do videoclip vencedor Sorte, da banda Versus Murphy, e começou a produzir por conta do festival.
Além destes dois eventos citados, a cidade conta com muitos outros que enriquecessem esta agenda cultural. É o caso da Tarrafa Literária, a Bienal de Dança, o mais recente Santos Jazz Festival, o Carnabonde… A cidade também está inserida na programação da Virada Cultural Paulista.

O que falta, porém, é trabalhar esta agenda para alavancar ainda mais a produção cultural, fomentando inclusive o turismo. Outra questão é conseguir agregar outras áreas – principalmente no Centro Histórico. Hoje, ao sair de um espetáculo no Coliseu ou Guarany, por exemplo, praticamente não há o que se fazer no Centro Histórico. Os restaurantes assim como os bares não abrem ou somente abrem suas portas muito tarde para balada. As pessoas precisam sair do Centro para ter onde comer, por exemplo.

Para o secretário de Cultura de Santos, Carlos Pinto, a cidade já está inserido no cenário nacional. “Após a inauguração do Coliseu e do Guarany, juntando o Municipal reformado e o Teatro do Sesc, hoje Santos se tornou, segundo os próprios empresários da área cultural, a terceira praça de exibição de espetáculos no Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro. Prova disso foi a consolidação do Festival Ibero-Americano (Mirada), um dos maiores eventos de artes cênicas do País”, ressalta.

O ator e diretor de produção do Curta Santos, Junior Brassalotti, acredita que ainda falta planejamento e um projeto que una de forma efetiva os eventos culturais alinhavados com o setor turístico. “Temos hoje eventos de diversos segmentos, de literatura, teatro, cinema, entre outros, com potencial para isso. Devemos traçar estratégias, objetivos e metas juntos ao poder público e classe empresarial para que isso se torne realidade e consiga projetar o real potencial da Cidade”, acredita.

Em relação ao calendário, que, às vezes concentra eventos num só mês, Carlos Pinta explica que o que ocorre em setembro, por exemplo, é que entidades e empresários culturais – por inúmeras questões – , como disponibilidade de agenda, necessitam realizar seus eventos no mês. “Independentemente disso, quando possível, trabalhamos em conjunto com os organizadores para mudanças de datas, caso do Festa (que passou para abril) e da Tarrafa Literária (que passou para agosto)”, explica.

Plano Municipal

A Cidade ainda não possui um Plano Municipal de Cultura, que tem como objetivo contribuir para dinamizar a gestão descentralizada das políticas culturais brasileiras, alinhando-se às metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído em 2010. De acordo com o secretário, o plano está sendo feito. “Até o final do ano Santos entra no Sistema Nacional de Cultura. A partir daí apresenta seu Plano Municipal e depois de resolvido os trâmites burocráticos com o MinC passará a obter recursos do Governo Federal”.

Debate cultural

No último sábado (22), o Festival Curta Santos realizou debate especial para discutir apenas as questões culturais da Cidade. Os nove candidatos – Telma de Souza, Beto Mansur, Paulo Alexandre Barbosa, Eneida Koury, Nelson Rodrigues, Jama, Fabião, Luiz Xavier, Aquino – estiveram presentes, assim como jornalistas e representantes das diferentes manifestações culturais desenvolvidas no munícpio, como cinema, circo, teatro, dança, fotografia. Ao todo, foram mais de quatro horas de debate, onde pôde-se compreender um pouco mais do que os candidatos pretendem fazer pela área.

Os prefeituráveis discutiram questões como a transversalidade das secretarias; tornar um conselho cultural deliberativo; a criação, manutenção e reparos de espaços públicos; a descentralização e a agenda permanente de atividades artísticas por toda a Cidade; e a adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

Calendário oficial

Janeiro
Aniversário da Cidade, Aniversário do Coliseu, Oficina de Escultura em Areia e Tendas na Praia

Fevereiro
Procissão de Iemanjá, Carnabonde, Desfile das Escolas de Samba e Bailes Carnavalescos nas Tendas da Orla

Março
Semana Villa-Lobos (Música), Semana Rui Ribeiro Couto (Literatura) e 27 de março – Dia Internacional do Teatro

Abril
Festival Santista de Teatro (Festa), 29/04 – Dia Internacional da Dança

Maio
Concurso Solista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, Virada Cultural Paulista

Junho
Semana do Patriarca da Independência, Festival de Cenas Teatrais, Santos Jazz Festival e Procissão Marítima de São Pedro

Julho
Festa Inverno e Festival Cidade de Santos – Dançar a Vida

Agosto
Mutirão do Folclore, Aniversário da Zona Noroeste e Tarrafa Literária

Setembro
Festa de Nossa Senhora do Monte Serrat e Festival Curta Santos, Festival Mirada (todo ano par)

Outubro
Semana de Violão Isaías Sávio, Festival Estudantil de Teatro Paschoal Carlos Magno

Novembro
05/11 – Dia Nacional da Cultura e
Barca da Cultura (Área Continental) e
22/11 – Dia do Músico

Dezembro
02/12 – Dia do Samba, Mostra dos Alunos da Secult e Auto de Natal

 

 

 

Boqnews

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s