O prato degustação da gastronomia alemã foi a a refeição escolhida por 24 clientes nesta sexta-feira, na estreia da culinária temática no cardápio do restaurante-escola Estação Bistrô. Segundo o gerente do estabelecimento, Arnaldo Lafuente Jr., o “movimento foi excelente”. Também foram servidos 31 linguados à baiana e 22 risotos de camarão, além de sete pratos do cardápio fixo.
Neste sábado, tem prato degustação árabe, montado com mjadra (arroz com lentilha e cebolas douradas), dois charutinhos de repolho e dois de couve, uma abobrinha recheada e um kafta, precedido por salada. O preço é R$ 19,50 e não há cobrança de taxa de serviço.
A opção pela gastronomia alemã é decorrente da grande aceitação, pelos santistas, dessa culinária, que, segundo o gerente, é difícil encontrar na hora do almoço em restaurantes comerciais. “Os itens são encontrados mais facilmente à noite em choperias e casas alemãs”.
O Estação Bistrô funciona de terça a sábado, das 12h às 15h, no térreo da estação do Valongo (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Centro Histórico). Idealizado pelo Mtur (Ministério do Turismo), é uma parceria da prefeitura, e Setur (Secretaria de Turismo) com a Sociedade Visconde de São Leopoldo, responsável pelo gerenciamento.
O projeto envolve ainda a Faculdade de Gastronomia da UniSantos, cujos professores ministram as aulas teóricas; e secretarias de Educação (aulas de português, matemática e inglês), Assistência Social (seleciona jovens de 17 a 21 anos, desempregados ou em situação de risco) e Saúde (exames e acompanhamento).
A Tribuna