Quer uma amostra de petróleo retirado da camada de pré-sal?

Ao alcance das mãos, uma gota do valioso líquido retirado de rochas a mais de 9 mil metros de profundidade da lâmina d’água oceânica. Amostras de petróleo da camada de pré-sal podem ser retiradas, gratuitamente, na Praia das Geociências, museu a céu aberto montado na Praia do Gonzaga. São cerca de 10 mil mini-frascos à espera dos visitantes do local, que ficará aberto até o próximo sábado.

A iniciativa integra as atrações do 46º Congresso Brasileiro de Geologia, evento que reúne cerca de quatro mil participantes de 21 países, em Santos. Além do brinde, a mostra conta com réplicas e fósseis de dinossauros, maquetes do relevo do litoral paulista e da camada do pré-sal, mini-plataforma de petróleo e museu com exemplares minerais brasileiros.

Segundo o presidente da comissão organizadora do congresso, Fábio Braz Machado, o espaço pretende ser um ponto de encontro de estudantes e interessados em Ciências. “O público terá acesso a informações sobre a formação do planeta, educação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais, como o gás, petróleo e outros minerais”.

Já as crianças podem participar de oficinas e atividades lúdicas, como a confecção de réplicas de fósseis ou espécies de dinossauros.

Outra estrela da exposição é a cabeça de um alossauro – tipo de lagarto carnívoro e bípede, que viveu há cerca de 140 milhões de anos. “A ideia é aproximar as pessoas da Geologia, ciência cada vez mais frequente ao cotidiano da maioria da população”.

Toda a formação geológica da Terra é narrada por meio de uma linha do tempo, reduzida em 12 meses e chamada de planetbook (em referência à rede social Facebook). Na escala, o ser humano se desenvolve somente no último minuto do ano. Também há equipamentos e registros das primeiras explorações científicas da então província de São Paulo, datadas do final do século 19.

Serviço: Praia do Gonzaga, próximo à Praça das Bandeiras, até sábado (dia 6). Horário: sábado e domingo, das 11 às 18 horas. Segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Entrada Franca.

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Um pensamento sobre “Quer uma amostra de petróleo retirado da camada de pré-sal?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s