Oficina Pagu abre inscrições para cursos gratuitos

A partir desta terça-feira (2), a Oficina Cultural Pagu aceita inscrições para 18 cursos gratuitos nas áreas de audiovisual, fotografia, rádio, artes plásticas, dança e teatro. A novidade é o projeto comemorativo aos ‘100 anos de Nelson Rodrigues’, com atividades com esta temática.

Haverá, por exemplo, a palestra de Christian Peterman sobre ‘Nelson Rodrigues no cinema: as melhores adaptações’ (inscrições até dia 10); ‘Direção de arte para o cinema’ (também até dia 10); ‘Direção de fotografia para documentário e ficção’ e ‘Pintura a óleo: cenas de Nelson Rodrigues’ (ambas até dia 11) e ainda oficina de dança contemporânea baseada na obra do dramaturgo (até dia 16).

Até quinta-feira (4), maiores de 16 anos podem se inscrever no workshop ‘Introdução à fotografia’, com técnicas básicas da fotografia digital. A programação está disponível em www.oficinasculturais.org.br. Os interessados têm duas opções para inscrição: pelo e-mail pagu@oficinasculturais.org.br ou no Centro Comunitário São Judas Tadeu (rua Napoleão Laureano, 89, Marapé), de segunda a sexta, das 14h às 20h. Informações: 3219-2036 ou 3219-1741.

OFICINA DE PINTURA A ÓLEO: CENAS DE NELSON RODRIGUES

 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES

Coordenação: Caca Marszolek
16/10 a 27/11 – terça-feira – 14h às 17h
Público: estudantes, pintores e interessados acima de 16 anos
Inscrições: 1 a 11/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A partir do estudo de obras de Nelson Rodrigues, a oficina tem como proposta transpor para a pintura cenas do universo literário do autor.

Caca Marszolek é pintor. Já realizou diversas exposições, sendo premiado no Brasil e exterior, como na Argentina e Uruguai, além de ministrar oficinas de pintura em prefeituras e instituições culturais.

WORKSHOP DE DIREÇÃO DE ARTE PARA CINEMA

 Coordenação: Ana Mara Abreu

13 a 27/10 – sábados – 14h às 18h
Público: estudantes de audiovisual, fotógrafos e cenógrafos
Inscrições: 1/10 a 10/10
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop tem por objetivo discutir as questões artísticas, criativas e técnicas envolvidas no universo da direção de arte para cinema, da sua concepção à execução. Serão abordadas questões de decupagens técnicas, pesquisas de criação, cronogramas, plano de filmagem, representação artística e técnica.

Ana Mara Abreu é formada em Cinema pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Design for Theater, Film and Television pela Escola de Artes de Nova Iorque. Trabalha com direção de arte e cenografia para filmes, documentários e TV. Consta de seu currículo os longas É Proibido Fumar e A Via Láctea. 

OFICINA DE DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA PARA DOCUMENTÁRIO E FICÇÃO

Coordenação: Marcelo Spomberg
15 a 24/10 – segundas e quartas-feiras – 18h às 21h
Público: estudantes de cinema e fotógrafos
Inscrições: 1/10 a 11/10
Seleção: carta de interesse
20 vagas

A oficina irá abordar temas como desenvolvimento de projetos em fotografia para problematizar e resolver questões de criação e direção, facilitando a realização de um documentário. Serão discutidos conceito, equipamento, luz, equipe e a direção fotográfica.

Marcelo Spomberg estudou Cinema na FAAP e História na FMU. Lecionou, por cinco anos, Direção de Fotografia para Cinema na UniFMU. Em direção de fotografia, realizou comerciais, videoclipes, filmes de ficção e documentários, como “Re-Descobrindo o Brasil” (TV Educativa-RJ, 1997) e “Gente del Caballo” (Columbia TriStar, 2002).

OFICINA DE MAQUIAGEM PARA AUDIOVISUAL

 Coordenação: Cicera Carmo

20/10 a 24/11 sábado – 14h às 17h
Público: estudantes de teatro, audiovisual e interessados acima de 15 anos
Inscrições: 1/10 a 17/10
Seleção: currículo
20 vagas

A oficina tem por objetivo estabelecer a historiografia sobre a utilização da maquiagem no auxilio ao ator, a fomentação do trabalho do maquiador e sua importância, por meio de referências audiovisuais pré-selecionadas e exercícios práticos propostos em oficina, como caracterização, efeitos especiais e suas técnicas.

Cicera Carmo é atriz. Desenvolveu diversas oficinas ligadas à maquiagem cênica. Dirigiu e coordenou diversas oficinas ligadas à maquiagem audiovisual, entre elas o Workshop de Maquiagem Audiovisual do Instituto Querô.

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA

 Coordenação: José Eduardo Aguilar

27/11 a 12/12 – terças e quartas-feiras – 18h às 21h
Público: estudantes de audiovisual, atores e atrizes com ou sem experiência
Inscrições: 1/10 a 22/11
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O conteúdo da oficina irá abranger as técnicas de interpretação para o cinema, tais como: continuidade dramática, direção de olhares, composição dos momentos corporais em função do enquadramento e da luz. Isso, por meio de referenciais audiovisuais pré-selecionadas e dos exercícios propostos.

Eduardo Aguilar é cineasta. Foi assistente de direção de Carlos Reichenbach, produziu e dirigiu 11 curtas em vídeo, entre eles Puta Solidão (2000), premiado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo. Ministra oficinas de direção audiovisual em vários estados brasileiros.

OFICINA: DANÇA CONTEMPORÂNEA BASEADA NA OBRA DE NELSON RODRIGUES

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES

Coordenação: Alexandre Almeida
19/10 a 7/12 – sextas-feiras – 14h às 17h
Público: estudantes de dança, bailarinos e interessados acima de 15 anos
Inscrições: 1 a 16/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina tem por objetivo estabelecer a relação entre dança e dramaturgia nas obras de Nelson Rodrigues e promover a liberdade dos movimentos da dança por meio das sensações obtidas pelo corpo. Serão realizados laboratórios corporais baseados em textos da obra de Nelson Rodrigues para estudo do movimento do corpo, com aulas teóricas e práticas.

Alexandre Almeida é coreógrafo e bailarino. Teve como mentores no balé clássico Fábio Vasconcelos e Ricardo Scheir. Ministrou aulas de balé e jazz contemporâneo no Studio Diziolli. Foi eleito o melhor coreógrafo internacional no festival Sergei Diaghilev na Polônia. Ganhou várias premiações no Brasil e no exterior.

WORKSHOP DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA

 Coordenação: Igino Pasquato

8 a 11/10 – segundas, terça, quarta e quintas-feiras – 18h às 21h
Público: estudantes de fotografia, fotógrafos e pessoas interessadas acima de 16 anos
Inscrições: 1/10 a 04/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

O workshop abrange as técnicas básicas da fotografia digital, noções fundamentais de estrutura e construção de imagem, como usar o ISO nas mediações da luz, números Ev, quantidade de pixels, além de excitar um olhar apurado e sensível aos participantes a fim de incentivar futura profissionalização.

Igino Pasquato Filho é comunicólogo de formação. Tem seu viés voltado para o fotojornalismo e a fotografia de moda, onde efetuou diversos cursos na área de gestão de imagens. Teve suas obras expostas em várias mostras fotográficas regionais. Recentemente atuou como fotógrafo free-lance da SECULT Santos, TV Tribuna, Jornal A Tribuna e Editora Abril.

WORKSHOP DE FOTOGRAFIA: EM BUSCA DOS PERSONAGENS RODRIGUIANOS

 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES

Coordenação: Inaê Coutinho de Carvalho
22 a 24/11 – quinta e sexta-feira – 18h às 21h l sábado – 9h30 às 12h30 e 14h às 17h
Público: estudantes de fotografia e interessados na área acima de 16 anos
Inscrições: 1/10 a 19/11
Seleção: carta de interesse
20 vagas

O workshop irá propor a discussão sobre o universo Rodriguiano. A partir deste universo intenso e brasileiro, as possibilidades poéticas da linguagem fotográfica serão apresentadas, discutidas e exercitadas com base nas cenas teatrais, mostrando os principais personagens das obras de Nelson Rodrigues na linguagem fotográfica.

Inaê Coutinho é doutora em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo, professora universitária da Unicamp e curadora de mostras de fotografia de instituições como o SESC. Realizou várias exposições no Brasil e no exterior, como França, Espanha, Canadá e Chile.

NELSON RODRIGUES NO CINEMA: AS MELHORES ADAPTAÇÕES

 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES

Coordenação: Christian Peterman
11/10 e 15/10 – quinta e segunda-feira – 19h às 22h
Público: interessados acima de 16 anos
Inscrições: 1/10 à 10/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
Local: UNIMONTE – Avenida Rangel Pestana, 99 – Vila Mathias

A atividade pretende aproximar a obra de Nelson Rodrigues ao espectador a partir de adaptações de suas das principais obras dramatúrgicas e literárias para o cinema. Ele é um dos autores mais transpostos no Brasil, com cerca de vinte longas-metragens já realizados a partir de sua obra. A palestra exibirá cenas selecionadas de determinados filmes, discutindo como o cinema explorou de diferentes formas o universo passional e trágico do escritor de espírito carioca desde os anos 1950.

Christian Peterman é jornalista e crítico de cinema. Já trabalhou em veículos de comunicação como a revista SET. Atualmente trabalha para a Guia da Folha de São Paulo e no programa da TV Gazeta Todo Seu. É colaborador da revista Rolling Stones e Revista Cultura, sendo também curador do Cine Mube e sócio e fundador da Abraccine.

OFICINA DE RÁDIO E LOCUÇÃO

 Coordenação: Samuel Alex de Sá

18 a 27/10 – quintas e sextas-feiras – 18h30 às 21h30
Público: interessados na área a partir de 16 anos
Inscrições: 1 a 18/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina abordará a rotina de uma emissora de rádio, desde a área de locução em variados tipos de programas até a área comercial.

Samuel Alex de Sá é radialista com vivência em assessoria de comunicação social, locutor e operador de áudio nas rádios Trevisan, Difusora de Pirassununga, Cultura de Leme/ 91FM, Transamérica e Radio WebTv Netwoorks Assessoria.

OFICINA DE TEATRO: NELSON RODRIGUES – CONTEÚDOS HÍBRIDOS

 PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: CENTENÁRIO DE NELSON RODRIGUES 

Coordenação: Maria Tornatore
5/11 e 03/12 – sábados – 14h às 17h
Público: atores, atrizes e interessados acima de 16 anos
Inscrições: 1/10 a 31/10
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas

A oficina pretende estudar as obras de Nelson Rodrigues e contextualizar na prática seus personagens, criando um exercício cênico baseado num conteúdo dramatúrgico híbrido, composto pela obra do artista e sua biografia. Pretende também fazer com que o intérprete compare os dois universos morais, o seu e o do autor, e re-signifique o conteúdo da obra escolhida no seu contexto social, cultural e histórico.

Maria Tornatore é bailarina, atriz, diretora e professora universitária. Ministrou vários trabalhos em instituições como o SENAC, EAD, SESC e em prefeituras do estado de São Paulo. Participou de vários festivais sendo contemplada em alguns. Dirigiu diversas companhias teatrais.

 

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s