Aquário reabre e registra 980 visitantes no primeiro dia

Nova cenografia nos tanques, cinema, display de bolhas que projetam cores, corredores com luz indireta de lâmpadas LED no teto e sob os bancos, curiosidades sobre tubarões e tartarugas e portarretratos com imagens giratórias. Para completar, aquacine (espaço para audiovisuais e palestras) e um equipamento que transmite os sons emitidos pelo leão-marinho, e acesso ao tanque oceânico contornado com dentes, imitando a boca aberta de um tubarão.

São tantas as novidades que os 40 alunos da escola Andradas II nem sabiam por onde começar a visita ao Aquário, reaberto ao público na manhã da última sexta-feira (5). Nesse primeiro dia, 980 visitantes conheceram as novas instalações.

Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, aperfeiçoar as atrações turísticas da cidade é um cuidado permanente da administração municipal, especialmente no caso do Aquário, que é segundo parque mais visitado do Estado de São Paulo. “Santos tem o turismo como vocação natural, e precisamos cuidar dos atrativos”, disse Papa, acrescentando que além do Aquário e do Orquidário, o Jardim Botânico Chico Mendes, na zona noroeste, também passará por revitalização. “As obras já começaram e há recursos previstos no orçamento de 2013”.

Festa

A festa de reabertura começou por volta das 9h, com a chegada do biólogo Ivan Cruz caracterizado de pinguim, e da educadora ambiental Manuela Andrade como ‘leoa-marinha’, ao som dos músicos Cláudio Ricardo (trompete) e Jaime Augusto (teclado).

Preocupada com o ‘pinguim’, Maria Luíza Freire, 6 anos, foi categórica: “Volta pro Aquário; você vai morrer aqui fora”. Ela foi a primeira criança a entrar no parque e arregalou os olhos ao entrar no Aquacine, antigo auditório agora repaginado, onde estivera outras vezes. Cerca de 20 quadros de Alexandre Huber encontram-se em destaque no parque, inclusive na área de exposições junto ao tanque oceânico.

As crianças visitaram todas as instalações e vibraram ao acompanhar as evoluções do leão-marinho Abaré-Inti, de 300 kg, para abocanhar os peixes que compõem sua refeição.

Aprovação

Desde quarta-feira em Santos, o casal Walter e Françoise Légeac, residente em Tours, no sul da França, gostou tanto da cidade e de suas atrações que já pensa em retornar. “Eles consideraram uma sorte visitar a Ponta da Praia no dia da reabertura do Aquário”, comentou a intérprete.

Natalino Vendas, de São José do Rio Preto (SP), considerou “excelente’ o novo visual do parque, local que visitou décadas atrás. “Ele é uma atração de referência de Santos”. Jucilei Batista Jr., 6 anos, que falou em nome da escola Andradas II durante a cerimônia de reabertura do Aquário, também aprovou as novas atrações e já quer voltar neste final de semana com os pais. Maria Vitória e Luiz Oliveira de Souza, também com 6 anos, gostaram “de tudo”, mas declararam sua preferência, respectivamente, pelos pinguins “porque têm um rabinho bonitinho”, e pelo leão-marinho “pelo tamanho e força”.

Cuidados com os animais

O parque também recebeu melhorias nas áreas de serviço e na estrutura que ofereça cuidados com os animais. O prefeito visitou as instalações internas, que incluem o ambulatório, a ala de raios X e a sala de cirurgia, acompanhado dos veterinários Gustavo Dutra e Cristiane Lassálvia.

Conforme os profissionais, o Aquário Municipal é a única instituição que trata de animais marinhos no país a dispôr do aparelho de anestesia inalatória, permitindo mais segurança na realização de cirurgias, que agora poderão ser feitas no próprio parque. “Ele serve tanto para animais de 10 quando de 500 quilos”, afirmou Lassálvia.

O equipamento, acoplado a uma mesa cirúrgica pantográfica, era uma das prioridades dos veterinários, antes obrigados a recorrer a outras instituições. “Era uma necessidade desde 1945”, brincou Dutra, fazendo referência à data em que foi inaugurado o Aquário. O equipamento também deverá, em breve, oferecer residência veterinária.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s