Ciclovia da divisa começa a modificar paisagem do José Menino

A construção da ciclovia pela prefeitura na divisa São Vicente-Santos, na faixa de areia junto à calçada, contornando os prédios na orla do José Menino, está avançando. O traçado estruturado na areia a partir do jardim do município vizinho até a rua João Antunes, com 285 m de extensão já está concretado. No momento, o serviço segue até a alameda Rivaldo Justo, ao lado do Posto 1, com aplicação da bica corrida, compactação e colocação da tela soldada para garantir resistência.

De acordo com a Siedi (Secretaria de Infraestrutura e Edificações), responsável pela supervisão das obras, a próxima etapa será a construção do último trecho, entre a alameda e a pista junto ao jardim da orla.

Conforme o projeto do departamento de arquitetura da Prodesan, a nova obra consiste em pista com 580 metros de extensão e largura de 1,80 m a 2 m. E mais: sinalização horizontal e vertical, iluminação reforçada com 32 postes, piso em mosaico português recolocado nas áreas de intervenção e serviço de paisagismo separando a calçada e a área dos ciclistas.

Nova baia

Em paralelo, outra frente de trabalho faz a demolição da mureta que separa a praia da avenida, para construir nova baia de embarque e desembarque de ônibus sentido São Vicente – Santos, com 3,5 m de largura. Ali, no trecho de areia, foi erguido muro de arrimo para separar a ciclovia da nova baia, que avançará oito metros em direção à praia.

“Com essa mudança a pista de rolamento será ampliada e o fluxo de veículos vai melhorar”, explica o chefe do Departamento de Obras da Siedi, Glaucus Farinello.

O projeto tem parceria da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), aval do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e da Semam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente). O custo é estimado em R$ 538.448,18, provenientes do Fundo das Estâncias.

Alargamento

Após a conclusão dessa obra, a prefeitura iniciará a retirada da ciclovia do canteiro central. Isso propiciará fluidez do trânsito da av. Presidente Wilson devido ao aumento da largura da pista de 10,9 m para 12,2 m e à eliminação do semáforo para travessia dos ciclistas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s