Dia da padroeira inspira visita monitorada às igrejas

O feriado nacional de 12 de outubro em celebração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida pode ser comemorado de um jeito especial, com arte e história. Trata-se do Programa Visita Cultural às Igrejas, desenvolvido pela prefeitura, por meio da Setur (Secretaria de Turismo). Neste final de semana, as visitas monitoradas gratuitas acontecem em três templos Catedral e Valongo, no Centro Histórico; e Embaré, na orla.

Segundo levantamento da Setur, a mais procurada nas férias de julho foi a Catedral (praça José Bonifácio s/nº). Erguida em estilo neogótico, possui três naves, dois altares laterais de mármore e duas capelas. No ano de 2011 recebeu o altar para Santa Josefina Bakhita, cuja canonização foi beneficiada por uma graça concedida a uma cidadã santista. Essas e outras curiosidades podem ser conferidas sábado (13), das 9h às 12h.

Já a segunda igreja mais visitada foi o Santuário do Valongo (largo Marquês de Monte Alergre s/nº, Centro Histórico), de estilo barroco. Uma imagem de São Francisco, em tamanho real está na Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco, anexa à igreja. O altar-mor tem um dos único tronos rotativos do Brasil, com a representação da Santíssima Trindade e um ostentório para Adoração Perpétua. O horário de visita no sábado (13) vai das 9h às 13h.

Em frente à praia está a Basílica de Santo Menor de Santo Antônio do Embaré (avenida Bartolomeu de Gusmão, nº 32), em estilo neogótico e inaugurada em 1945. Possui na parte interna 18 metros de pé direito cobertos por afrescos de Pedro Gentili, de 1946 e restaurados em 2001. Destaque também para o órgão de aproximadamente 3.800 tubos. Quem quiser conhecer mais sobre a basílica, pode fazer visita em dois horários: sábado, das 8h às 12h, e domingo, das 14h às 17h.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s