Reforma no Jardim Botânico Chico Mendes

O Jardim Botânico Chico Mendes ficará de cara nova. Em execução pela prefeitura, a revitalização tornará ainda mais atraente a segunda maior área verde da cidade – a primeira é o jardim da orla – e a principal atração da zona noroeste. A intervenção, realizada no lado direito do parque, ampliará as opções de lazer e proporcionará melhores condições de trabalho e de desenvolvimento dos programas ambientais.

Entre as novidades do projeto elaborado pela Semam (Secretaria de Meio Ambiente) está a construção de uma torre de observação com 20 metros de altura para contemplação da imensa área de 90 mil m² e da variedade de pássaros que desfrutam do parque.

Ela terá quatro patamares para diferentes pontos de visualização, sendo dois recuados para abrigar visitantes da chuva e do sol, e outros dois com amplo terraço. A partir do segundo andar, uma passarela ao ar livre fará interligação com a cobertura do ‘Cubo Cultural’ – outro destaque do projeto -, com 10 metros de altura. O desenho de um quadrado de dois lados vazados sugere o nome desse prédio, que além do terraço verde na área superior, terá espaço coberto voltado para práticas de ações educativas e artísticas.

O projeto prevê também um novo prédio administrativo destinado ao Depav (Departamento de Áreas Verdes), na extremidade do parque, com acesso direto à Rua Amadeu Barbielini. O Depav sairá da antiga casa, de 200 m², localizada na entrada do Botânico, que será adaptada para abrigar a Sala Verde/Biblioteca/Videoteca e a Coordenação de Parques Ambientais.

O setor passará a funcionar em um prédio de 300 m², com dois andares, contendo salas administrativas, de reunião, oficinas, três sanitários, vestiário, almoxarifado e estacionamento. Nesta quinta (11), 11 funcionários da empresa contratada finalizavam as fundações do edifício.

Outras melhorias

A revitalização abrangerá ainda as alamedas no entorno do lago, com design que utilizará concreto, paralelepípedo e madeira ecológica. “De traços contemporâneos, o projeto é totalmente acessível e com equipamentos que fomentarão a educação ambiental, a conservação da biodiversidade e o turismo. Um dos principais ganhos será a retirada dos caminhões de serviço do Depav do acesso principal ao parque, favorecendo o trânsito dos visitantes”, explicou o responsável pelo projeto, o arquiteto Adão Ribeiro.

Prevista para terminar em seis meses, a reforma tem custo orçado em R$ 1.095.256,55, verba oriunda do Fundo de Estâncias. A obra de revitalização do lado esquerdo do Jardim Botânico está em fase de estudo pelos técnicos da prefeitura.

Vocação

Atendendo às recomendações do Sistema Nacional de Registro de Jardins Botânicos, do Ministério do Meio Ambiente, o parque obteve importante conquista neste ano, com a classificação na categoria C do órgão.

A preservação de espécies de plantas, pesquisa e educação ambiental, além do cultivo de mudas para abastecer o jardim da praia e logradouros é o objetivo do Botânico.

O acervo do parque é formado por mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções, com destaque para Mata Atlântica, Amazônia, espécies em extinção, como o pau-brasil, as árvores de madeira de lei e 65 tipos de palmeiras, inclusive a imperial, usada na arborização da Av. Ana Costa.

Para o público são oferecidos cursos de horta ecológica, permacultura (cultura permanente), jardinagem da vovó Florinda e observação de pássaros. E mais: programas de educação ambiental, trilhas com monitorias, biblioteca e brinquedoteca. Os lagos, alamedas e playground são outros chamarizes do parque, que costuma receber cerca de 3 mil visitantes por mês, incluindo os passageiros da Linha Conheça Santos – Zona Noroeste, uma dos serviços oferecidos pela Setur (Secretaria de Turismo). O endereço é Rua João Fraccaroli s/n°, Bom Retiro, e funciona diariamente, das 8h às 18h, com entrada franca.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s