Banda Sinfônica do Estado e o pianista Nahim Marun apresentam concerto no Sesc Santos

A Banda Sinfônica do Estado, corpo artístico do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura, recebe o pianista Nahim Marun no concerto que acontece nesta sexta-feira (19), às 20 horas, no Sesc Santos.

Premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA e com uma vasta carreira acadêmica na área da música, Nahim Marun será o solista na peça Concerto Nº 1 para Piano e Banda Sinfônica, do compositor húngaro, Frigyes Hidas (1928-2007).

O programa faz ainda uma homenagem ao compositor santista, Gilberto Mendes, que completa 90 anos. A peça “Ponteio” foi composta por Mendes e tem transcrição de João Victor Bota.

Encerrando o programa, uma transcrição feita por Leonard Bernstein (1918-1990) das Danças Sinfônicas, do famoso musical que foi sucesso na década de 60, “West Side Story”.
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é considerada um dos principais grupos sinfônicos do país e, em 1997, conquistou reconhecimento internacional após participar da 8º Conferência da WASBE (World Association for Symphonic Bands and Ensembles), na Áustria.

Além do repertório original e de transcrições de obras consagradas, a Banda Sinfônica tem a preocupação de executar música genuinamente brasileira e também estimula a criação de novas obras para essa formação instrumental. Parte deste trabalho está gravada nos CDs Suíte Tropical (2003) e Fantasia Amazônica (2004).

Composta por 82 instrumentistas, tem direção artística e regência titular do maestro Marcos Sadao Shirakawa e é administrada pelo Instituto Pensarte, Organização Social ligada à Secretaria de Estado da Cultura.

Marcos Sadao Shirawaka

Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.

Primeiro trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, integrou a Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André e participou de vários festivais de música no Brasil – Campos do Jordão, Tatuí, Prados – Argentina e Áustria.

Estudou regência com o Maestro Carlos Moreno e em 2005, atuou como Regente Convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi Regente Assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2009.

Atualmente é Regente Titular da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Regente da Banda Sinfônica de Cubatão. É também Professor de Trombone e Música de Câmara na EMESP “Tom Jobim” e Diretor do Programa BEC (Banda Escola de Cubatão).

Nahim Marun

Pianista de formação, concluiu mestrado em Performance no The Mannes College of Music de New York, doutorado em Música na UNICAMP e pós-doutorado na Université Paris-Sorbonne. Seus principais mentores foram os pianistas Isabel Mourão (Brasil) e Grant Johannesen (EUA). Apresentou-se no Brasil, Estados Unidos, França e Itália, e recebeu diversos prêmios: Melhor Solista do Ano da Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA; Diapason d’Or e o Prêmio Bravo! de Cultura – Melhor CD de Música Erudita de 2006 com “Villa-Lobos em Paris”. O CD “Violin Music in Brazil” foi selecionado entre os melhores do ano pela Iberian and Latin Music Society de Londres e obteve quatro estrelas na revista Diapason francesa.

Publicou o e-book “Revisão Crítica das Canções de Villa-Lobos” pela Editora Cultura Acadêmica e o livro “Técnica Avançada para Pianistas” pela Editora da Universidade Estadual Paulista – EDUNESP. Foi membro do comitê científico do Congresso Internacional Performa-Clavis, em 2010 e 2012, e idealizou e apresentou a série Grandes Pianistas Compositores, na Rádio Cultura FM de São Paulo. Desde 1998, é professor de piano na Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Banda Sinfônica – Santos

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012, às 20 horas

Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida

Telefone: 13 3278-9800

Censura: 10 anos

Duração: 60 minutos

Entrada Franca

 

 

Boqnews

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s