Fams abre inscrições para 2º Garimpo Cultural

Estão abertas as inscrições para o 2º Garimpo Cultural, concurso promovido pela Fams (Fundação Arquivo e Memória de Santos) para difundir o patrimônio histórico e cultural da cidade, por intermédio de trabalhos acadêmicos e de conclusão de curso aprovados por banca examinadora de universidades em até três anos após a graduação. A temática será de livre escolha do candidato, podendo ser um estudo de caso, software ou projeto.

As inscrições são gratuitas. A participação pode ser individual ou em grupo. Somente serão considerados trabalhos inéditos não publicados pela imprensa ou em livro ou por qualquer meio eletrônico. Os trabalhos devem ser entregues na Fams, à rua Visconde do Rio Branco, 48, Centro Histórico. Mais informações no site www.fundasantos.org.br.

Vencedores

O vídeo ‘Caçadores de Sonhos’, de estudantes do Unimonte, que trata da eleição e cassação do ex-prefeito Esmeraldo Tarquínio e a volta da autonomia política de Santos, foi o vencedor do 1º Garimpo Cultural. Os universitários Douglas Policarpo, Eduardo Ferreira, Lailson de Oliveira, Anderson Luiz, Eloy Buono, Ranier 90, Marcelo Rodrigues e Tarsila Vasconcelos são os autores do vídeo.

Em segundo lugar ficou ‘Soldados da Retaguarda’, texto de Manoel Pereira de Souza sobre a formação de um front interno em Santos durante a Segunda Guerra Mundial, da UniSantos; terceiro, Sociedade Anônima, vídeo de Erika Almeida, Kleber Alves, Filiphe Assunção, Stevie Lopes e Júlio Gonçalves, sobre Quintino de Lacerda, primeiro vereador negro de Santos, do Unimonte; quarto, ‘Cubatão: efeitos da lei de terras’, texto sobre terras devolutas, de Maria Izabel Bahia dos Santos, da UniSantos; quinto, ‘História Nasce do Arquivo’, pesquisa de Anika Di Mase, Mário Rodrigues Jr.

E Nádia Dévaki Pena Garcia, da UniSantos, a respeito da vida comercial na antiga rua Santo Antônio, durante a década de 1880; sexto, ‘Instrução Pública’, pesquisa de Alcides Caetano da Silva, da UniSantos, sobre ensino público.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s