Os três cemitérios municipais estão recebendo nesta semana os últimos serviços de manutenção para receber os milhares de visitantes a partir de sexta-feira, Dia de Finados. Durante o feriado de 2011, cerca de 60 mil pessoas fizeram homenagens póstumas aos seus parentes e amigos nos cemitérios do Paquetá, Filosofia (Saboó) e Areia Branca, em Santos.
Os funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Públicos reforçaram as atividades de retirada de mato, pintura, varrição e limpeza geral das alamedas. No cemitério mais antigo, o do Paquetá, esta semana terá poda de árvores, recuperação de guias e pintura do muro, como também nos bancos e porta da capela.
Nos últimos dias, ocorreram no local a substituição de oito lixeiras e obras de drenagem por 50 metros no corredor paralelo à Rua Amador Bueno. Nesta via e na Rua São Francisco, a CPFL reforçou a iluminação, com a colocação de braços extras nos postes voltados para dentro do cemitério.
Por sua vez, o maior dos cemitérios, o da Areia Branca, já tem pintadas a sala administrativa e a recepção. O muro recebe nova pintura e o jazigo 5 passa por obras de reconstrução de 360 sepulturas de parede, que estavam com a estrutura deteriorada.
No Saboó, os muros, paredes e guias recebem retoques de pintura, e outros serviços vão continuar após o feriado: construção de dois banheiros para deficientes físicos e pintura no prédio administrativo.
Missas
Na sexta-feira, o bispo Dom Jacyr Francisco Braido celebrará missa às 8 horas no Cemitério do Paquetá, ondehaverá missas às 10 e 15 horas.
Na Areia Branca, haverá missas às 9 e 16 horas. No Saboó, terão celebrações às 8, 10 (presidida pelo bispo), 12, 14 e 16 horas. Todos os cemitérios estarão abertos das 7 às 18 horas.
Já a Memorial Necrópole Ecumênica de Santos funcionará das 8 às 19 horas, tendo missas às 11 e 19 horas.
A Tribuna