Uma equipe especializada da Secult (Secretaria de Cultura), responsável pela manutenção dos 112 monumentos da cidade, trabalha desde junho na recuperação de estátuas prejudicadas pela ação do tempo e outras causas, como pichação e vandalismo.
Além da limpeza feita periodicamente, os monumentos precisam de tratamento especial para exaltar sua beleza e significado histórico. Entre as esculturas que passaram por este processo estão ‘Menino empinando pipa’ (praça Candido Portinari), ‘Saturnino de Brito’ e ‘Cristóvão Colombo’ (ambos na av. Presidente Wilson), ‘Atleta Náutico Santista’ (av. Saldanha da Gama, Ponta da Praia) e ‘Nossa Senhora’ (praça Coração de Maria).
O procedimento inclui pintura dos pedestais, polimento, camadas de verniz para destacar o bronze e remoção de piche (quando necessário). Atualmente, os serviços estão sendo realizados no ‘Monumento ao Surfista’ (próximo ao Posto 2, no José Menino).
A prefeitura gasta, anualmente, cerca de R$ 80 mil com manutenção de monumentos danificados. Denúncias de vandalismo podem ser feitas pelo telefone 153. Mais informações pelo telefone 3226-8000.