Cidade se prepara para receber 1,1 milhão de turistas na temporada

A Cidade vive a expectativa de recepcionar 1,1 milhão de turistas que vão embarcar, desembarcar ou apenas passar (passageiros em trânsito) pelo cais santista a partir de sexta-feira, quando começa a temporada de cruzeiros marítimos 2012-2013, no Terminal de Passageiros Giusfredo Santini.

Em alguns setores, os preparativos para receber os visitantes começaram há meses. “Contratamos 19 funcionários para atender a demanda de hóspedes, que cresce cerca de 20% durante a temporada de cruzeiros”, conta o empresário Fernando Andrade, proprietário do Monte Serrat Hotel, no Centro Histórico.

O recepcionista Flávio Nery foi admitido há três meses. “Já trabalhava no setor hoteleiro em Salvador. Estamos muito animados para receber os hóspedes que vão viajar nos transatlânticos”, afirma.

Neste ano, o hotel repete a promoção que foi sucesso na temporada passada. “Oferecemos tarifas especiais para turistas cruzeiristas. A ideia é que os passageiros dos navios cheguem à Cidade antes do embarque e estiquem a estadia após o desembarque”, diz Fernando.

Por conta da extensão da promoção, Djalma de Almeida Neto conseguiu seu primeiro emprego. “Já prestava serviços para o hotel e agora fui efetivado como mensageiro”, comemora o jovem de 19 anos.

Comida

Os restaurantes também já estão se preparando para atender a demanda de turistas. O Quinta da XV, no Centro Histórico, criou três pratos. “São opções à base de camarão, leitão e bacalhau, que já estarão no cardápio a partir deste final de semana”, diz o proprietário do estabelecimento, Carlos Paiva.

Ele, que também preside a Liga Gourmet de Santos e Região, explica que o setor ainda aguarda o início da temporada para reforçar a mão de obra. “Estamos na expectativa de uma grande demanda de clientes. Na última temporada de cruzeiros, o movimento cresceu cerca de 10% e aumentou 20% no período de férias escolares”, lembra Paiva.

Lazer

Ainda por conta da temporada de cruzeiros, o Museu do Café – equipamento instalado na Bolsa Oficial de Café (Centro Histórico) – passará a funcionar às segundas-feiras.

O novo expediente segue até março. Neste período, o local vai abrir de segunda-feira a sábado, das 9 horas às 17 horas, e aos domingos das 10 horas às 17 horas. O museu também oferecerá visitação noturna (até às 21 horas) duas vezes por mês. Em novembro, a atração acontece amanhã e no dia 22. A programação completa está no site www.museudocafe.org.br.

A partir do dia 13 de novembro, o expediente do Aquário Municipal será ampliado. O local passará a funcionar das 9 horas às 18h45, de segunda a sexta-feira, e das 9 horas às 19h45 aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

Já o Orquidário ficará aberto, a partir do próximo dia 26, das 9 horas às 19 horas (a bilheteria fechará uma hora antes).

Além disso, a partir do dia 26, o Orquidário e o Aquário também vão funcionar às segundas-feiras, dia em que são realizados serviços internos de manutenção.

A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) informa que a ampliação dos serviços é para atender os passageiros dos cruzeiros marítimos e também o fluxo de turistas na temporada de verão (1º de dezembro a 28 de fevereiro), quando a Cidade recebe cerca de 4,7 milhões de visitantes.

Capacitação

Os preparativos para receber a demanda externa inclui também a capacitação de trabalhadores. Por meio de uma parceria com a Confederação dos Transportes Terrestres, o Sindicato dos Taxistas de Cubatão, Guarujá e Santos promove cursos gratuitos.

“Já tivemos 40 adesões de taxistas aos cursos de Inglês, Espanhol e Gestão de Negócios. A iniciativa visa atender melhor, principalmente, os turistas estrangeiros que desembarcam no Porto”, frisa o presidente do sindicato da categoria, Luiz Antonio Guerra.

Segundo ele, durante a temporada de cruzeiros marítimos o movimento cresce pelo menos 30%. “É um período muito positivo para os 1.160 taxistas de Santos”, finaliza.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s