Temporada de cruzeiros começa nesta sexta e recebe maior transatlântico

Com 333,3m de comprimento – pouco menos que a metragem máxima de três campos oficiais de futebol – e capacidade para 4.363 passageiros, o MSC Fantasia é a principal atração da temporada de cruzeiros marítimos 2012/2013, que começa nesta sexta-feira (9) e se prolonga até 22 de abril. O Fantasia, que atraca pela primeira vez em Santos no próximo dia 27, é o maior navio a fazer uma temporada completa no país.
O primeiro transatlântico a atracar será o Aidacara, da operadora Aida, às 6h, em frente ao Terminal Marítimo de Passageiros Giusfredo Santini, administrado pelo Concais – ele deve zarpar às 23h59. Procedente das Ilhas Canárias (Espanha), o navio chegou na última sexta-feira (2) a Recife, após quatro dias de viagem até o Brasil – ele passou ainda por Salvador e Ilhéus (BA), e Rio, retornando à Europa ao partir de Santos.

Esta temporada, com 212 escalas em 105 dias de operação no porto, deverá movimentar cerca de 1,1 milhão de passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito, em 21 transatlânticos, 13 dos quais para viagens regulares. O total de cruzeiristas é semelhante ao registrado na última temporada, embora o Concais não tenha divulgado oficialmente esses números.

Informações

Para atender esses turistas, a Setur (Secretaria de Turismo) instalou um PIT (Posto de Informações Turísticas) no saguão principal do Concais, com recepcionistas bilíngues, mapas – em português, inglês e espanhol – e ampla folheteria destacando as atrações da cidade. O posto funcionará a partir das 8h, sempre que houver navio atracado.

Normalmente, os cruzeiristas buscam informações sobre como chegar à orla e ao Centro, e as principais atrações, sobretudo Aquário, Orquidário, Linha Turística do Bonde, Museu do Café e Complexo Turístico do Monte Serrat. De acordo com a recepcionista Lisa Bruckman, da Setur, os turistas estrangeiros, a exemplo dos que viajam no Aidacara, optam por roteiros históricos e têm preferência pela área mais antiga da cidade.

Táxis

Até o final da tarde de quinta (7), 182 táxis estavam credenciados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para trabalhar na área do Concais. Para atuar no terminal de passageiros, somente poderão se cadastrar veículos com quatro portas, ar-condicionado e que tenham sido aprovados em inspeção veicular realizada na empresa.

É necessária também a apresentação de vários documentos, além de alvará e aferição atuais da prefeitura e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas), respectivamente.

Reforço

Para ampliar o atendimento aos passageiros, o Concais contratou 180 funcionários, além de outros 220 por empresas terceirizadas. De acordo com a Revolução Agência de Comunicação, responsável pela assessoria de imprensa da administradora do terminal, “também foram realizados ajustes logísticos, como definição de programações prévias, horários para chegada de ônibus e vans com passageiros, assim como para desembarque, check-in e embarque”.

A assessoria alega que a estrutura atual do Concais atende plenamente as necessidades operacionais, razão pela qual não foram realizadas obras para essa temporada, excetuando-se o reforço do controle visual nos entornos e no interior do terminal.

Além disso, o estacionamento do Concais agora realiza reserva de vagas pelo site www.concais.com.br. É preciso preencher a lista de cadastro com dados pessoais e sobre a viagem. “A partir dessas informações, o sistema gera um boleto que, ao ser pago, já garante a vaga”.

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s