Revitalizado, Orquidário comemora 67 anos

Acolhido pelos munícipes, que têm ligação sentimental com o local, e admirado por turistas, que se encantam com a exuberante flora e diversidade de animais, o Orquidário de Santos completa neste domingo (11) 67 anos.

Para festejar a data, a prefeitura realiza várias atividades: das 10h às 14h, haverá distribuição de algodão doce e pipoca para as crianças, e às 11h, o Quarteto Martins Fontes se apresenta na praça do parque. Além disso, durante todo o dia o público terá à disposição os artigos feitos pelas bordadeiras do Morro do São Bento, com venda de produtos como toalhas, caminhos de mesa e enxovais para bebê, característicos da Ilha da Madeira, de Portugal, e também a exposição ‘Em defesa da Mata’, do artista Pedro Ranciaro, que mostra objetos confeccionados com pedaços de madeira e restos de móveis, das 15h às 17h.

Após a reforma, que revitalizou o parque zoobotânico, em área de mais de 24 mil metros quadrados, o Orquidário foi reaberto em 5 de junho deste ano – Dia Mundial do Meio Ambiente – oferecendo novas atrações aos visitantes, como Trilha do Mel e Jardim Sensorial.

Para a secretária de Turismo, Wânia Seixas, a reforma trouxe avanços especialmente em dois aspectos: “O parque possui um novo visual, totalmente repaginado, como também foi renovado na parte científica e tecnológica, sendo uma grande melhoria para o cuidado dos animais”.

Novidades

A Trilha do Mel, com cinco espécimes de abelhas silvestres brasileiras (iraí, jataí, mandaçaia, mandurim e mirim, que não possuem ferrão), oferece um passeio de observação seguro no local, que conta com a consultoria de um apicultor, conforme explica a bióloga e chefe da Unidade de Educação Ambiental do parque, Cibele Coelho Augusto.

O Jardim Sensorial, dividido por áreas, com diferentes aromas, pisos e texturas, encantam os visitantes pelas sensações provocadas. Também há um setor com plantas que contam a história do Brasil, como cacau, cana-de-açúcar e pau-brasil.

O mini-museu foi ampliado, mostrando temas que abordam a consciência ambiental, como o consumo responsável e o tráfico de animais. No recinto ficam expostos alguns animais taxidermizados, como gavião e lontra, e os portadores de necessidades visuais podem tocar nesses exemplares e sentir a forma e textura.

Já no mostruário de orquídeas, um dos locais mais visitados do parque, a procura por essas plantas aumentou desde a reabertura, conforme atesta o jardineiro José Aldino, responsável pelo setor há mais de 20 anos. O local abrigará, entre os dias 15 e 18 deste mês, a 77ª Exposição Nacional de Orquídeas, promovida pela Associação de Orquidófilos de Santos, com expositores de várias cidades que exibirão diversos espécimes, como cattleya colombiana e oncidium, popularmente conhecido como chuva de ouro, além de micro-orquídeas.

Elogios
Na quinta-feira (8), a agente organizacional escolar Caroline Caio de Luna, de Praia Grande, visitou o Orquidário acompanhado pelo sobrinho Luan, de 7 anos, e percebeu a diferença após a reforma: “Há novos espaços e maior número de animais”, disse, enquanto o menino se encantava com as acrobacias dos macacos-aranha Ringo e Thula, que estão no parque há mais de 30 anos.

Para a coordenadora do Orquidário, veterinária Lígia Cremonesi, o local é bem acolhedor, o que faz os visitantes se sentirem em casa: “Percebo que as pessoas ficam bem acomodadas, lendo um livro ou trazendo a família para passear”. Os números confirmam tal percepção: desde a reabertura até o final de setembro, mais de 164 mil pessoas estiveram no Orquidário, de acordo com a Secretaria de Turismo. “Por isso, convido a todos para nos visitar, curtir a natureza e sentir-se abraçado pelo parque”.

O Orquidário fica aberto de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com venda de ingressos até as 17h. O bilhete custa R$ 5,00 (estudantes têm 50% de desconto; menores de 12 e maiores de 60 anos são isentos). A partir de terça-feira (13), o horário será ampliado, das 9h às 19h, e do dia 19 em diante, o parque abrirá também às segundas, no mesmo horário. Em ambos os casos, a bilheteria funcionará até as 18h. O Orquidário fica na praça Washington s/nº, no José Menino.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s