O Museu do Mar é uma entidade única no Brasil, de iniciativa privada, sem finalidade lucrativa, tendo como principal objetivo o aperfeiçoamento cultural e intelectual da comunidade pelo estudo sistemático das ciências do mar.
Seu acervo é conhecido no mundo inteiro por pesquisadores, institutos oceanográficos e demais instituições congêneres – com os quais mantém a entidade permanente intercâmbio científico -, sendo considerado pela comunidade especializada um dos mais completos e diversificados da América Latina.
O Museu do Mar foi inaugurado – e aberto oficialmente à visitação pública – no dia 30 de junho de 1984, fruto da iniciativa pessoal de seus idealizadores, o casal Quíncio Francisco Ferreira e Carmen Alonso Ferreira que, juntamente com seu filho, o biólogo marinho Luiz Alonso Ferreira – diretor-presidente da entidade desde sua fundação – iniciaram na década de 1960 o trabalho de coleta das espécies, pesquisa e organização do acervo.
Sediado em Santos, o Museu do Mar localiza-se à Rua República do Equador, nº 81, no bairro da Ponta da Praia, no mesmo local em que teve origem a criação da instituição. Até o presente momento, quase 1.000.000 de pessoas (brasileiros e estrangeiros de diversos países) já visitaram a entidade.
No prédio, em estilo colonial, amplo salão abriga o rico acervo, disposto através de uma dinâmica de apresentação interna que favorece a exposição lógica e clara, em ordem evolutiva, dos principais grupos marinhos – tudo em modernas vitrines e painéis.
Cerca de 90% do material apresentado vem do exterior, proporcionando aos visitantes uma visão geral de animais não somente do Brasil, mas de diversos mares e oceanos do planeta. Aquários de rochas vivas com coloridas espécies de peixes e invertebrados dos recifes de corais tornam o ambiente mais alegre e descontraído, atraindo a atenção e curiosidade de crianças, jovens e adultos.
Investindo em seu caráter científico e educacional, o Museu do Mar possui ainda biblioteca especializada com aproximadamente 2.000 volumes versando sobre os mais variados assuntos ligados ao mar, laboratório para estudos e pesquisas científicas e área para trabalhos de taxidermia – embalsamamento de animais marinhos. Conta também com uma sala de vídeo; sua videoteca reúne cerca de 100 títulos de documentários e filmes relativos aos temas biologia marinha e ecologia.
Atrações
No Museu do Mar você conhecerá de perto um dos maiores acervos de espécies marinhas em exposição pública no Brasil. Veja um pouco do que você vai encontrar:
- Diversas espécies de tubarões da costa brasileira.
- Tubarão-Baleia, com quase 6 metros de comprimento e mais de 1 tonelada.
- Tubarão-Anão, o menor do mundo, com 24 cm de comprimento.
- O raríssimo tubarão Odontaspis noronhai – somente três em exposição no mundo.
- Grandes dentes fossilizados do Carcharodon megalodon, tubarão pré-histórico que viveu há 30 milhões de anos.
- Mandíbulas dos mais perigosos tubarões do Brasil.
- O Albatroz-viajeiro, a maior ave marinha do mundo, com aproximadamente 3 metros de envergadura, originária do Atlântico Sul.
- Belíssima coleção de conchas marinhas do Brasil e exterior.
- A gigantesca concha marinha Tridacna gigas, medindo 1 metro de comprimento e pesando 148 Kg.
- Uma lula de 15 Kg!
- O curioso peixe-lua (254 Kg)
- O Marlin-Azul (ou Agulhão-Negro), peixe oceânico com 3 metros de comprimento e 350 Kg.
- Esponjas, corais, crustáceos, etc.
Atrações Vivas
- Aquários com rochas vivas representando o meio ambiente marinho dos recifes de corais.
- Coloridas espécies de peixes ornamentais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
- Espécies que inspiraram os personagens do filme “Procurando Nemo”. (Nemo, Dori, Anêmona, etc.).
Em Santos, desvende os mistérios das profundezas marinhas. Vá ao encontro de uma infinidade de espécies encontradas nos oceanos de todo o mundo.