Novo ginásio formará talentos da ginástica artística

A ginástica artística em Santos se prepara para dar um grande salto. A pedra fundamental do primeiro ginásio público para a modalidade foi lançada nesta terça (13), no Centro Esportivo ‘Manoel Nascimento Jr, na Zona Noroeste (rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), que será construído a partir de dezembro, com previsão de término em 12 meses.

O prefeito João Paulo Tavares Papa ressaltou que a modalidade recebe o investimento merecido num momento importante para o país, pela proximidade dos Jogos Olímpicos em 2016. “Ao Rio de Janeiro cabe a organização do evento, mas todas as cidades do país precisam investir na formação de atletas, com preparo das equipes e estímulo para esportistas e técnicos”.

Atualmente, as aulas de ginástica artística do curso público da Semes (Secretaria Municipal de Esportes) acontecem, por meio de convênio, no Clube Internacional de Regatas Santista. São 150 alunos de quatro a 16 anos, que ainda não contavam com aparelhagem para treino de alto rendimento. Outro local importante para os ginastas na cidade é o Brasil FC, onde é realizada a preparação da seleção santista.

Uma das professoras da escolinha da prefeitura é Andrea Carvalho, que gostou do projeto desenvolvido e não vê a hora do ginásio ficar pronto. “Santos sempre foi celeiro de atletas e esse espaço vai suprir as nossas necessidades. No ginásio poderemos montar um projeto com todas as etapas, pois hoje só trabalhamos com a iniciação”.

A nova unidade, projetada pelo arquiteto Aguinaldo Secco, da Secretaria de Planejamento, ocupará área de 1.890m² do centro esportivo, onde está localizado um dos campos de areia. Para a presidente da Sociedade de Melhoramentos do Bom Retiro, Luzia Falcão, a ginástica artística atrairá a atenção da garotada que vive na zona noroeste. “Com essa modalidade no bairro ficará mais fácil para as nossas crianças, porque os locais disponíveis ficam muito longe. E o esporte é fundamental para tirá-las das ruas”.

Com custo estimado em R$ 4.212.726,85, o prédio terá dois pavimentos com elevador. No térreo, ficarão os equipamentos a serem doados pela Usiminas, via lei estadual de incentivo ao esporte, no valor de R$ 630 mil. Entre eles, tablado de solo, trave, argolas, barras paralelas (masculino e feminino) e fixas, salto sobre a mesa e cavalo com alças. No mesmo andar haverá quatro vestiários, incluindo os acessíveis e para árbitros, ambulatório médico e dois depósitos.

No piso superior o espaço será das salas de repouso feminino e masculino, com banheiros; de musculação, de professores e de fisioterapia. E mais: quatro sanitários, sendo dois acessíveis, copa e depósito. Uma arquibancada com capacidade para 200 lugares também será construída no ginásio, além de área reservada para cadeirantes.

Na cerimônia, o prefeito destacou ainda a importância do esporte e investimentos mais recentes na área, como o Promifae (Programa Municipal de Fomento e Incentivo ao Esporte), que tem servido de exemplo para várias cidades; recuperação do Centro Esportivo Dale Coutinho, na zona noroeste, e Arena Santos, na Vila Mathias.

Futuro

Para marcar o dia, a prefeitura reuniu numa caixa chamada ‘cápsula do tempo’ jornais do dia, protetor de mãos, que foi usado por um dos ginastas; fotos das equipes, mensagens do prefeito e dos demais envolvidos na cerimônia. A cápsula foi enterrada no gramado próximo ao local onde funcionará o novo equipamento, e será aberta em 13 de novembro de 2022, numa maneira diferente de colher os resultados das obras.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s