Porto receberá quase 10 mil passageiros neste domingo

O Porto de Santos poderá receber quase 10 mil pessoas amanhã, quando, pela primeira vez nesta temporada de cruzeiros, dois navios vão atracar simultaneamente no complexo. Estarão na Cidade o MSC Magnifica e o Grand Mistral. As embarcação são as únicas a fazer escalas regulares na região desde o início da estação, no último dia 9. Antes deles, apenas o Aida Cara fez uma parada.

O número de turistas que vão embarcar e desembarcar nos navios não foi divulgado. No entanto, é possível ter uma prévia conforme a capacidade de cada um. O Grand Mistral pode transportar 1.700 hóspedes. Já o Magnifica tem cabines para levar 3.013 passageiros. Caso ambos estejam lotados, 9.400 pessoas vão circular pelos os salões do Terminal de Passageiros Giusfredo Santini pela manhã e à tarde.

A previsão é de que os navios estejam no cais santista por volta das 8 horas. Já a saída deve ocorrer no final da tarde, quando eles seguirão para novos cruzeiros. O Mistral fará uma viagem de quatro noites com escalas em Porto Belo (SC) e Búzios (RJ). O retorno a Santos está marcado para a próxima quinta-feira.

Até agora fazendo apenas minicruzeiros, o MSC Magnifica partirá para seu primeiro roteiro de sete noites nesta estação. O destino também vai ser diferente.O navio fará paradas em Punta del Este e Montevideo, no Uruguai, e em Buenos Aires, na Argentina. Ele voltará somente em 2 de dezembro.

Apesar do volume de hóspedes que passarão pelo Porto, não haverá alterações nas operações da instalação de cruzeiros. Costumam ocorrer mudanças apenas em datas com quatro ou mais navios atracados simultaneamente. Nessas ocasiões, há aumento no efetivo da Guarda Portuária, da Polícia Federal e da Alfândega. A intenção é sempre evitar congestionamentos no entorno do terminal e garantir a segurança.

Em relação ao trânsito, a única medida adotada em todas as escalas refere-se ao trajeto dos turistas até o terminal. Para a temporada, a Concais, empresa arrendatária da instalação, criou uma via expressa para aqueles que vão embarcar em navios no complexo. Nesta estação, o acesso desse público deve ser feito pela Avenida Eduardo Guinle. Já aqueles que estão deixando as embarcações e os ônibus (chegando ou partindo) continuarão usando a Avenida Perimetral.

A medida visa melhorar o acesso de turistas e minimizar o impacto da temporada de cruzeiros no sistema viário do Porto de Santos. Placas de sinalização foram implantadas para indicar o caminho.

As datas de maior movimentação serão no embarque e no retorno dos cruzeiros de Carnaval, em 9 e 16 de fevereiro de 2013, quando oito e sete navios estarão no Porto, respectivamente. A temporada 2012/ 2013 será encerrada no em 22 de abril, com o Splendour of the Seas.

 

A Tribuna

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s