Santos instala iluminação de Natal no dia 7 de dezembro

A prefeitura prepara a cidade para entrar no clima das festas de fim de ano com instalação de 328.250 pontos de luz. A iluminação será acionada no dia 7 de dezembro e permanecerá até 6 de janeiro de 2013, em razão da campanha solidária ‘Santos Nossa Luz’.

Conforme o Deserp (Departamento de Serviços Públicos), ligado a pasta de Serviços Públicos, pela primeira vez, toda estrutura decorativa será à base de led (diodo emissor de luz), por apresentar melhor tecnologia do que as lâmpadas de filamento, ser de baixo consumo de energia, de maior durabilidade e ecologicamente correta.

Já estão montadas as estruturas das árvores estilizadas, decoradas por folhas, golfinhos e estrelas. Agora, a fase é de ornamentação e de montagem das outras árvores menores que ficarão nos jardins da orla, das quais 23 já estão prontas. Segundo o chefe do departamento, Paulo Aguina, o serviço deve ser concluído até o dia 30. “Depois faremos os testes de iluminação”. O trabalho tem participação de 20 funcionários e terá prosseguimento com a montagem das árvores, dos cordões luminosos e dos demais enfeites.

Decoração solidária

É na orla que ficará a maior concentração da iluminação. Os destaques da campanha ‘Santos Nossa Luz’ são as guirlandas e os ramos de estrelas, nas cores vermelhas e verde, que serão instalados na próxima semana nos postes de iluminação, entre o Posto 1 e Canal 6. Serão 40 conjuntos formados por estrutura metálica e cordões luminosos, somando 40 mil pontos de luz. Dezenove deles levarão placas identificando a instituição cadastrada no Fundo Social.

Pela campanha, as instituições comercializam os cartões de boas-festas, que desta vez apresenta uma coletânea especial com as estampas de artistas campeões de vendagem nos últimos 15 anos. São 150 mil unidades à disposição do público, cada uma vendida a R$ 1, com renda revertida às entidades assistenciais.

Mais luzes

Cordões luminosos darão brilho a 23 coqueiros, na praça Independência e Fonte do Sapo. Ainda nos jardins da orla, entre o posto 1 e o canal 6, haverá 30 árvores de Natal, com seis metros de altura e 70 galhos recobertos com cerca de 6.150 pontos de luz nas cores vermelho, azul, amarelo e branco. Elas são montadas em troncos metálicos emborrachados (EPR) com filme antiaderente, próprio para permanecer em locais suscetíveis à chuva, sol e maresia.

Já as 11 árvores estilizadas são instaladas em postes de 14 metros de altura em diversos lugares. Na avenida da praia ficarão nas praças Sergio Vieira de Mello (em frente ao emissário submarino) Luiz La Scala (ao lado do Aquário Municipal) e das Bandeiras (Gonzaga), além do canteiro central da av. Bartolomeu de Gusmão (canal 6 e ao Ferry Boat).
E mais: praças Abílio Rodrigues Paz (Aparecida), Mauá (Centro Histórico), José Bonifácio o Moço (entrada da cidade), Julio Dantas (Zona Noroeste), Jerônimo La Terza (Zona Noroeste) e Guadalajara (Morro da Nova Cintra).

Mesmo em obras, a fachada do prédio histórico de mais destaque da cidade será iluminada. Trata-se do Palácio José Bonifácio, sede do Executivo santista, que terá na sua entrada principal dois anjos, de dois metros de altura. A decoração natalina também dará brilho no bairro do Caruara, área continental. Na praça Palmeiras haverá uma árvore enfeitada por mil lâmpadas, serviço a ser executado nos próximos dias pela equipe do Dear-AC (Departamento da Administração Regional da Área Continental).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s