Obra no porto de Santos vai beneficiar passageiros de cruzeiros

Uma obra no porto de Santos, no litoral de São Paulo, vai permitir que o cais de Outeirinhos receba o dobro de navios ao mesmo tempo. Os passageiros de cruzeiros também serão beneficiados pelas mudanças. As mudanças acontecem para melhorar o local para a Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil.

Os navios que ficarão atracados no local em 2014 poderão servir como hotéis flutuantes e ampliar a capacidade de Santos receber turistas. “Já entraram em contato com a gente, no caso de ter um navio para fazer, por exemplo, Santos-Rio, por causa dos jogos. Enfim, não tem nada ainda firmado, mas já existem várias sugestões de que aconteça operação de navio aqui durante a Copa do Mundo”, afirma a gerente do Concais, Sueli Martinez.

A obra começa próximo ao cais da Marinha. Quase 700 estacas serão colocadas em toda a extensão do cais com a ajuda de um guindaste. Atualmente, apenas três navios podem atracar. A obra vai avançar alguns trechos até 20 metros para dentro do canal, e criar uma linha reta no cais de Outerinhos. A extensão dos berços de atracação vai dobrar, e terá capacidade para seis navios ao mesmo tempo.

A obra ainda vai aumentar a área disponível para movimentação de cargas e passageiros, a chamada retro área. “O navio atraca, supondo, um pouco distante do terminal, nós vamos tirar o passageiro pela área interna do cais. Hoje nós temos que buscar o passageiro de ônibus, trazer pelo lado de fora. Tudo vai acontecer aqui dentro, ou seja, a logística vai mudar muito, vai melhorar muito e o passageiro será melhor atendido”, diz Sueli.

A mudança vai trazer benefícios também fora da temporada de verão. É que quando não há navios de passageiros atracados e o terminal ficar fechado, navios de carga poderão atracar no local. E a movimentação de cargas no porto poderá aumentar mais de 3%.

G1

Enhanced by Zemanta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s